Avaliação clí­nica e por subtração digital fotográfica dos efeitos do ultrassom e massoterapia em fibrose tecidual tardia pós-operatória í  lipoaspiração

Autores

  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v12i2.807

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do ultrassom e da massoterapia sobre a fibrose tecidual no pós-operatório de lipoaspiração. Foram investigadas duas mulheres submetidas í  lipoaspiração de abdome e flancos, as quais receberam aplicação de ultrassom e massoterapia na região fibrosada 4 vezes por semana. Foi aplicada uma ficha de avaliação composta por questões abertas e fechadas, constando hábitos de vida, tempo de pós-cirurgia, presença de dor, uso de medicamentos, tratamentos estéticos já realizados, inspeção da pele, perimetria e palpação da região fibrosada pelo método PANFIC, sendo esta aplicada na primeira e última sessão. Para melhor comprovação dos resultados realizou-se exame radiológico de ultrassonografia e fotodocumentação antes da aplicação do protocolo de tratamento, e na última sessão de fisioterapia. As pacientes apresentaram diminuição nos ní­veis de fibrose no pós-teste e mudança de trofismo muscular abdominal. Também observou-se redução de medidas de ambas, percebidas na reavaliação das pacientes, inspeção, palpação, perimetria, exame radiológico de ultrassonografia e fotodocumentação. Concluí­mos que o uso de massoterapia associada ao ultrassom apresenta eficácia no tratamento de fibrose tecidual pós-lipoaspiração, inclusive no pós-operatório tardio.

Palavras-chave: lipoaspiração, fibrose, massoterapia, termoterapia, Fisioterapia.

 

Biografia do Autor

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, UNIFRA

Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS

Referências

Borges FS. Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.

Domênico G, Wood EC. Técnicas de massagem de Beard. 4ª ed. São Paulo: Manole; 1998.

Coutinho MM, Dantas RB, Borges FS, Silva IC. A importância da assistência fisioterapêutica na minimização do edema nos casos de pós-operatório de abdominoplastia associada à lipoaspiração de flancos. Fisioterapia Ser 2006;1(4).

Ceolin MM. Efeitos da drenagem linfática manual no pós-operatório imediato de lipoaspiração de abdome [TCC]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2006. 52 p.

Dalasso JC. Fibro edema gelóide: um estudo comparativo dos efeitos terapêuticos, utilizando ultra-som e endermologia – DERMOVAC, em mulheres não praticantes de exercício físico [TCC]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2007. 58 p.

Lisboa FLF, Meyer PF, Alves DK, Wanderley SC. Um protocolo para avaliação fisioterapêutica dos níveis de fibrose cicatricial em pós-operatório de lipoaspiração associado ou não a abdominoplastia. Reabilitar 2003;19(3).

Dotto GN. Registro de radiografias periapicais para a técnica de subtração [Tese]. São José dos Campos: Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, Universidade Estadual Paulista; 2005. 107f.

Dotto GN, Moraes ML, Moraes MEL, Siqueira OV. Análise da perda mineral em esmalte proximal por meio de radiografia digital direta e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Rev Odonto Ciênc 2004;19(44):186-91.

Mittelstaedt CA. Ultra-sonografia geral. Rio de Janeiro: Revinter; 2000.

Utiyama Y, Di Chiacchio N, Yokomizo V. Estudo retrospectivo de 288 lipoaspirações realizadas no serviço de dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. An Bras Dermatol 2003;78(4):435-42.

Illouz YG. A new safe and aesthetic approach to suction abdominoplasty. Aesthetic Plast Surg 1992;16(3):123-7.

Coleman WP, Glogau RG, Klein JA, Moy RL, Narins RS, Chuang TY. Guidelines of care for liposuction. J Am Acad Dermatol 2001;45(3):438-47.

Pollack SV. Liposuction of the abdomen. The basics. Dermatol Clin 1999;17(4):823-34.

Illouz YG. Liposculpture et chirurgie plastique reconstructice et esthétique. Paris: Elsevier; 1998. p. 45-120.

Guirro E, Guirro R. Fisioterapia Dermato-Funcional: fundamentos, recursos e patologias. 3a. ed. São Paulo: Manole; 2004.

Navarro VSST, Santos MS. Prevenção de fibrose com uso de ultra-som terapêutico em pós operatório de lipoaspiração. Nova Fisio&Terapia 2008;14(65).

Kitchen S, Bazin S. Eletroterapia: prática baseada em evidências. São Paulo: Manole; 2003.

Wood EC, Becker PD. Massagem de beard. 3a ed. São Paulo: Manole; 1990.

Tacani RE, Alegrance FC, Assumpção JD, Gimenes RO. Investigação do encaminhamento médico a tratamentos fisioterapêuticos de pacientes submetidos a lipoaspiração. Mundo Saúde 2005;2(29):192-99.

Vinãs F. La linfa e su drenaje manual. 4ª ed. Barcelona: Integral; 1998.

Landecker A. Cirurgia plástica: manual do paciente. São Paulo: BBD; 2008.

Downloads

Publicado

2017-05-20

Edição

Seção

Artigos originais