A utilização da acupuntura no tratamento da fibromialgia relacionando com a qualidade de vida e a dosagem sérica de serotonina

Autores

  • Fernando Rodrigues da Silva UEG

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v12i4.928

Resumo

Introdução: A sí­ndrome da fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor crônica generalizada, distúrbio do sono, depressão e fadiga, a qual altera a qualidade de vida do indiví­duo, sendo a acupuntura uma opção de tratamento que já possui resultados satisfatórios na melhora da qualidade de vida dos mesmos. Material e métodos: Estudou-se 2 pacientes com fibromialgia, os quais foram submetidos a dosagem sérica de serotonina, a aplicação do questionário de impacto da fibromialgia e a 10 sessões de acupuntura. As dosagens de serotonina e a aplicação do questionário foram realizadas 3 vezes, sendo: 1 dia antes das 10 sessões de acupuntura, 1 dia após as 10 sessões de acupuntura e 30 dias após o final das 10 sessões de acupuntura. Resultados: Observou-se uma redução significativa na serotonina sérica e no escore do questionário de impacto da fibromialgia após as sessões de acupuntura, porém no pré-teste e 30 dias após ambos estavam aumentados. Utilizou-se o teste t de Student para a análise estatí­stica e o ní­vel de significância adotado foi de 5% (p < 0,05). Conclusão: Apesar do pequeno número de pacientes, os resultados indicam que a acupuntura mostrou-se eficaz no tratamento a curto prazo dos dois pacientes fibromiálgicos em estudo, ou seja, obteve-se melhora na qualidade de vida, e esta melhora está diretamente relacionada com a redução sérica de serotonina.

Palavras-chave: fibromialgia, acupuntura, serotonina, qualidade de vida.

Biografia do Autor

Fernando Rodrigues da Silva, UEG

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás

Referências

Carvalho MAP, Lanna CCD, Bértolo MB. Reumatologia: diagnóstico e tratamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

Ortiz MR, González EB. La fibromialgia: fundamentos y tratamiento. Rev Fac Cienc Salud 2006;4:1-18.

Perea DCBNM. Fibromialgia: epidemiologia, diagnóstico, fisiopatologia e tratamento fisioterápico. Fisioter Bras 2003;4(4):282-8.

Provenza JR, Pollak DF, Martinez JE, Paiva ES, Helfenstein M, Heymann R, Matos JMC, Souza EJR. Fibromialgia. Rev AMRIGS 2005;49(3):202-11.

Alambert PA, Santos LR, Hime RC, Povoa FF, Alexandre Filho ER, Contenças ACS. As possíveis fontes fisiopatológicas da fibromialgia e sua importância como alvos para tratamento. Rev Bras Med 2009;66:3-10.

Seó RS, Campanha NH, Alencar Júnior FGPA, Neppelenbroek KH, Almilhatti HJ. Dor miofascial e fibromialgia: de mecanismos etiológicos a modalidades terapêuticas. Publ UEPG Cienc Biol Saúde 2007;13(1/2):39-51.

Moreira C, Carvalho MAP. Reumatologia – diagnóstico e tratamento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Médica e Científica; 2001.

Mendonça CM. Eficácia da acupuntura sobre a dor e a qualidade de vida em mulheres com fibromialgia. Rev PIBIC 2006;3(1):75-81.

Downloads

Publicado

2017-05-20

Edição

Seção

Relatos de caso