Avaliação das conformidades de rotulagem de alimentos processados expostos para venda ao consumidor

Autores

  • Aline Alves Montenegro Freitas Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Claudia Maria Tomás Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v16i3.1106

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar os rótulos de diferentes alimentos comparando-os com a legislação brasileira vigente de rotulagem. A pesquisa de avaliação das conformidades de rótulos dos alimentos foi realizada na cidade de Uberlândia/MG, e, além do objetivo de verificar as conformidades e não conformidades em relação í  rotulagem de produtos dispostos no mercado, foi meta da pesquisa buscar legislação brasileira referente í  rotulagem de alimentos com base em legislações do Ministério da Saúde e fiscalizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foram analisados trinta rótulos de diferentes produtos e marcas, verificando e comparando as informações contidas nos rótulos dos alimentos com principais legislações em vigência. Verificou-se que dos trinta alimentos 95,4% estavam em conformidade entre os itens avaliados. Através da pesquisa realizada, conclui-se que uma pequena porcentagem (4,6%) dos itens avaliados sobre rotulagem de alimentos não estão inclusos nas embalagens.

Palavras-chave: fiscalização, legislação, rótulo.

Biografia do Autor

Aline Alves Montenegro Freitas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Tecnóloga em Alimentos, pós-graduada em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos e Controle de Qualidade em Processo Alimentí­cios,  Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia

Claudia Maria Tomás Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia

Engenheira Quí­mica, docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº259, de 20 de setembro de 2002 - Aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados.

Freitas MR. Avaliação da adequação de rotulagem para os alimentos com alegação de propriedade funcional: fibras alimentares. [TCC]. Brasília: Universidade de Brasília, Curso de Nutrição.

Brasil. Ministério da Saúde. Lei Federal nº. 10.674, de 16 de maio de 2003 - Obriga que os produtos alimentícios comercializados informem sobre a presença de glúten, como medida preventiva e de controle da doença celíaca.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução n° 26, de 2 de julho de 2015 - Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares.

Smith ACL, Almeida-Muradian LB. Rotulagem de alimentos: avaliação da conformidade frente à legislação e propostas para a sua melhoria. Rev Inst Adolfo Lutz 2011;70(4):463-72.

Silvino JNO, Alves MAM, Alexandre APS, Silva AS. Avaliação da conformidade em rotulagens de queijos de coalho comercializados em estabelecimento varejista no mercado de Maceió - AL. VII CONNEPI, Palmas/TO; 2012.

SILVA MRB et al. Feijão preto: as embalagens têm as informações de conservação necessárias ao consumidor? Hig Aliment 2013;27(218/219):2392-5.

Brasil. Ministério da Saúde. Decreto-Lei nº. 986 de 21 de outubro de 1969 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.

Brasil. Ministério da Saúde. Lei N° 8.543, de 23 de dezembro de 1992 - Determina a impressão de advertência em rótulos e embalagens de alimentos industrializados que contenham glúten, a fim de evitar a doença celíaca ou síndrome celíaca.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº. 27, de 13 de janeiro de 1998 – Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes).

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº. 29, de 13 de janeiro de 1998 – Aprova o Regulamento Técnico referente a Alimentos para Fins Especiais.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº. 22, de 15 de março de 2000 - Dispõe sobre os Procedimentos Básicos de Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Importados Pertinentes à Ãrea de Alimentos.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº. 23, de 15 de março de 2000 - Dispõe sobre O Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Pertinentes à Ãrea de Alimentos.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº40, de 8 de fevereiro de 2002a - Regulamento Técnico para rotulagem de alimentos e bebidas embalados que contenham glúten.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº 344, de 13 de dezembro de 2002 - Regulamento Técnico para a Fortificação das Farinhas de Trigo e das Farinhas de Milho com Ferro e Ãcido Fólico, constante do anexo desta Resolução.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº359, de 23 de dezembro de 2003a - Aprovar o Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº360, 23 de dezembro de 2003b - Aprovar o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução nº 54, de 12 de novembro de 2012 - Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos originais