Avaliação do estado nutricional de funcionários de um hipermercado do interior de São Paulo

Autores

  • Ana Paula Leme de Souza USP

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v14i3.215

Resumo

Doença crônica, epidêmica, dispendiosa, multifatorial de alto risco que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a obesidade não respeita fronteiras, sexo, raça ou condição financeira. Esta é caracterizada por um aumento de gordura corporal, em virtude de um balanço energético positivo, em que a ingestão é maior do que o gasto energético, ocorrendo assim o armazenamento. Este excesso de peso, comprovadamente está associado ao aparecimento de diversas complicações como o diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias, neoplasias, hipertensão arterial, arteriosclerose, entre outras. Tendo em vista a magnitude desta doença, o objetivo da pesquisa foi avaliar o estado nutricional dos funcionários de um hipermercado do interior de São Paulo através do Índice de Massa Corporal, a fim de diagnosticar casos de sobrepeso e obesidade, aplicando campanha preventiva aos que estão dentro do padrão de peso normal e campanha de conscientização e dicas nutricionais para os que estão acima do peso considerado adequado. Os valores calculados mostraram que a maioria da amostra apresentou-se dentro do valor adequado de peso de acordo com a classificação da World Health Organization (WHO), com média de 23,6 kg/m². No entanto, a realização de mais pesquisas nesse tipo de população, com uso de outros métodos associado ao IMC, são necessárias para o diagnóstico e tratamento adequados.

Palavras-chave: avaliação nutricional, obesidade, sobrepeso, IMC.

 

Biografia do Autor

Ana Paula Leme de Souza, USP

Nutricionista, Membro do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares, do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP - GRATA-FMRP-USP

Referências

Stolte D, Hennington E Z, Bernardes JS. Sentidos da alimentação e da saúde: contribuições para a análise do programa de alimentação do trabalhador. Cad Saúde Pública 2006;22:1915-24.

Associação Brasileira para o estudo da obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. [Homepage na Internet]. Etiologia da Obesidade. [citado 2008 jun 25]. Disponível em URL: http://www.abeso.org.br/pdf/Etiologia%20e%20Fisiopatologia%20-%20Walmir%20Coutinho.pdf.

Cuppari L. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar – Nutrição Clínica no Adulto. 2 ed. São Paulo: Manole; 2005. p.490.

Gomes MCR, Leão LSCS. Manual de nutrição clínica. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2007. p. 68.

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica - ABESO [Homepage na internet]. Mapa da obesidade [acesso em 2016 jan 8]. Disponível em URL: http://www.abeso.org.br/atitude-saudavel/mapa-obesidade.

Sousa RMRP, Sobral DP, Paz SMRS, Martins MCC. Prevalência de sobrepeso e obesidade entre funcionários plantonistas de unidades de saúde de Teresina, Piauí. Rev Nutr 2007;20:473-82.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. ABESO [Homepage na internet]. Pesquisa de Orçamentos Familiares [acesso em 2016 jan 8]. Disponível em URL: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/pesquisas/pof/

Francischi RPP, Pereira LO, Freitas CS, Klopfer M, Santos RC, Vieira P, Lancha Junior AH. Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev Nutr 2000;13: 17-28.

Silva GAP, Balaban G, Motta MEFA. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de diferentes condições socioeconômicas. Rev Bras Saúde Matern Infant 2005;5:53-9.

Maia EMC, Souza JMB, Castro MM, Ribeiro NA, Almondes KM, Silva NG. Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social. Rev Bras Ter Cogn 2005;1:59-67.

American Psychological Association [homepage na Internet]. Mind/body health: Obesity. [acesso em 2016 jan 8] Disponível em URL: http://www.apa.org/helpcenter/obesity.aspx

World Health Organization. [Homepage na Internet]. BMI classification. [citado 2009 mar 30]. Disponível em URL: http://www.who.int/bmi/index.jsp?introPage=intro_3.html.

Marinho SP, Martins IS, Perestrelo JPP, Oliveira DC. Obesidade em adultos de segmentos pauperizados da sociedade. Rev Nutr 2003;16:195-201.

Wielewski DC, Cemin RNA, Liberalli R. Perfil antropométrico e nutricional de colaboradores de unidade de alimentação e nutrição do interior de Santa Catarina. Rev Bras Obes Emagr 2007;1:39-52.

Matos CH, Proença RPC. Condições de trabalho e estado nutricional de operadores do setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. Rev Nutr 2003;16:493-502.

Repetto G, Rizzolli J, Bonatto C. Prevalência, riscos e soluções na obesidade e sobrepeso: Here, There, and Everywhere. Arq Bras Endocrinol Metab 2003;47:633-35.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Edição

Seção

Artigos originais