Avaliação da adequação do almoço de duas empresas ao programa de alimentação do trabalhador

Autores

  • Lizandra Leandro Almeida Pinto Faculdade Maurí­cio de Nassau
  • Roberta Mendonça Duarte Faculdade Maurí­cio de Nassau
  • Rosa de Lourdes Azevedo Guedes Faculdade Maurí­cio de Nassau
  • Laí­s Santana Santos Faculdade Maurí­cio de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v15i4.447

Resumo

O presente estudo teve como intuito averiguar a qualidade global do almoço oferecido por duas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) de duas empresas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), focando sua adequação quanto as calorias ofertadas, macronutrientes, sódio e NdPCal% (Net diary protein calory) do cardápio realizado. Realizamos um estudo descritivo e exploratório com o intuito de avaliar os cardápios servidos durante o perí­odo de 5 dias, avaliando a adequação do almoço servido de acordo com as diretrizes do PAT. Para o cálculo nutricional, foi utilizado o Programa de Apoio a Nutrição – NutriWin e a Tabela Brasileira de Alimentos (TACO). Nos dias em que a pesquisa foi realizada, a comida servida apresentou valores energéticos acima do recomendado pelo PAT e em nenhum dia esses valores ficaram próximo ao adequado. O estudo identificou que os cardápios analisados estavam inadequados, mostrando que, apesar das empresas estarem inseridas no Programa, não foi decisivo para o equilí­brio nutricional, o que leva a um prejuí­zo í  saúde do trabalhador e está em desacordo com o pacto de parceria.

Palavras-chave: refeições, adequação cardápio, educação nutricional.

Biografia do Autor

Lizandra Leandro Almeida Pinto, Faculdade Maurí­cio de Nassau

Graduada em Nutrição pela Faculdade Maurí­cio de Nassau

Roberta Mendonça Duarte, Faculdade Maurí­cio de Nassau

Graduada em Nutrição pela Faculdade Maurí­cio de Nassau

Rosa de Lourdes Azevedo Guedes, Faculdade Maurí­cio de Nassau

Graduada em Nutrição pela Faculdade Maurí­cio de Nassau

Laí­s Santana Santos, Faculdade Maurí­cio de Nassau

docente da Faculdade Maurí­cio de Nassau, Especialista em Saúde Coletiva (UNAERP) e Mestre em Saúde Coletiva UEPB

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília/DF; 1988.

Brasil. Portaria nº 03, de 1º de março de 2002. Baixa instruções sobre a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT); 2002.

Vanin M et al. Adequação nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava/PR. Salus Guarapuava 2007;191):31-8.

Proença RP. Inovações tecnológicas na produção de alimentação coletiva. Florianópolis: Insular; 1997.

Teixeira S et al. Administração aplicada às unidades de alimentação e nutrição. São Paulo: Atheneu; 1997.

World Health Organization. Global Strategy on diet, physical activity and health. Food Nutr Bull 2004; 25(3):292-302.

Bandoni DH Brasil BG, Jaime PC. Programa de Alimentação do Trabalhador: Representações sociais de gestores locais. Rev Saúde Pública 2006;40(5).

Savio, KEO, Costa THM, Miazaki É, Soares BA. Avaliação do almoço servido a participantes do programa de alimentação do trabalhador. Rev Saúde Pública 2005;39(2).

Anção MS, Cuppari L, Draibe SA, Sigulem D. Programa de Apoio à Nutrição - NutWin Versão 1.5. São Paulo: Departamento de Informática em Saúde - SPDM - Unifesp/EPM; 2002.

Brasil. Portaria Interministerial nº 66, de 25 de agosto de 2006. Altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Publicada no D.O.U. de 28 de agosto de 2006.

Ministério do Trabalho e Emprego. Programa de alimentação do trabalhador: legislação. 4º ed. Brasília/DF; 2001.

Mattos PF. Avaliação da Adequação do Almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Volta Redonda, RJ, ano III, n. 7, agosto. 2008.

Veloso IS, Santana VS. Impacto nutricional do programa de alimentação do trabalhador no Brasil. Rev Panam Salud Publica [online]. 2002;11(1):24-31.

Geraldo APG, Bandoni DH, Jaime PC. Aspectos dietéticos das refeições oferecidas por empresas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador na Cidade de São Paulo, Brasil. Rev Panam Salud Publica 2008;23(1):19-25.

Bandoni DH, Jaime PC. A qualidade das refeições de empresas cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador na cidade de São Paulo. Rev Nutr [online]. 2008;21(2):177-84.

Morais GQ, Burgos MGPA. Impacto dos nutrientes na saúde óssea: novas tendências. Rev Bras Ortop 2007;42(7):189-94.

Stolte D, Hennington EA, Bernardes JS. Sentidos da alimentação e da saúde: contribuições para a análise do Programa de Alimentação do Trabalhador. Cad Saúde Pública 2006;22(9):1915-24.

Publicado

2016-08-28

Edição

Seção

Artigos originais