Influência da semente de chia (Salvia Hispânica L.) na redução de peso e circunferência abdominal em mulheres com sobrepeso e obesidade

Authors

  • Luciana Aline Fuelber Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)/RS
  • Isabel Pommerehn Vitiello Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) /RS

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v15i4.448

Abstract

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura que compromete a saúde do indiví­duo. Uma dieta com baixo consumo de fibras está associada ao aumento de peso assim como a gordura acumulada na região abdominal predispõe a doenças cardiovasculares. A inclusão de fibras na dieta é indispensável para reduzir a densidade calórica e promover a saciedade por retardar o tempo de esvaziamento gástrico. A semente de chia (Salvia Hispânica L.) é uma planta originária do México que contém fibras, proteí­nas, antioxidantes e ácidos graxos poliinsaturados. Objetivos: Avaliar os efeitos do consumo da semente de chia em mulheres com sobrepeso e obesidade na redução do peso corpóreo e circunferência abdominal. Métodos: 19 mulheres foram selecionadas para realizarem a ingestão de 10 g da semente/dia durante 30 dias. Os parâmetros peso e circunferência abdominal foram avaliados antes e após a intervenção com a semente de chia. Resultados: O consumo da semente promoveu diminuições nos valores dos parâmetros analisados, ao ní­vel de 5% de significância. Conclusão: O tratamento proporcionou redução de peso e circunferência abdominal nas mulheres avaliadas.

Palavras-chave: Chia (Salvia Hispânica L.), fibras na dieta, obesidade, mulheres.

Author Biographies

Luciana Aline Fuelber, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)/RS

Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)/RS

Isabel Pommerehn Vitiello, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) /RS

Nutricionista, M.Sc.,  Profa. do Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)  

References

Rosa MI, Silva FML, Giroldi SB, Antunes GN; Wendland EM. Prevalência e fatores associados à obesidade em mulheres usuárias de serviços de pronto-atendimento do Sistema Único de Saúde no sul do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva 2011;16.

Pinheiro ARO, Freitas SFT, Corso ACT. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Rev Nutr 2004;17.

Cuppari L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2ª ed. São Paulo: Manole; 2005. 474 p.

Way III, Charles W. Segredos em nutrição. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. 296 p.

Mahan LK, Stump SE. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 12ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010. 1355 p.

Mattos LL, Martins IS. Consumo de fibras alimentares em população adulta. Rev Saúde Pública 2000;34.

Mello VD, Laaksonen DE. Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab 2009;53.

Ganzaroli JF, Tanamati A, Silva MV. Avaliação do teor de lipídios totais da composição em ácidos graxos de sementes Salvia Hispânica L (chia). In: XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Campo Mourão; 2012.

Mohd AN et al. The promising future of Chia, Salvia hispânica L. J Biomed Biotechnol 2012.

Paschoal V, Naves A. Monografia científica. Salvia Hispânica. 2012. .

Cruz MG et al. A dietary pattern including nopal, chia seed, soy protein, and oat reduces serum triglycerides and glucose intolerance in patients with metabolic syndrome. J Nutr 2012.

Steemburgo T et al. Fatores dietéticos e síndrome metabólica. Arq Bras Endocrinol Metab 2007; 51.

Pinho CPS et al. Prevalência e fatores associados à obesidade abdominal em indivíduos na faixa etária de 25 a 59 anos do Estado de Pernambuco. Cad Saúde Pública 2013;29.

Azevedo FR, Brito BC. Influência das variáveis nutricionais e da obesidade sobre a saúde e o metabolismo. Rev Assoc Méd Bras 2012;58.

Franco G. Tabela de composição química dos alimentos. 9ª ed. São Paulo: Atheneu; 2005. 307 p.

Fett CA, Fett WCR, Marchini JS, Ribeiro RPP. Estilo de vida e fatores de risco associados ao aumento da gordura corporal de mulheres. Ciênc Saúde Coletiva 2010;15.

Junior HPL, Lemos ALA. Chia (Salvia Hispânica); 2012.

Published

2016-08-28

Issue

Section

Artigos originais