Toxicidade da carambola em pacientes portadores de insuficiência renal crônica
DOI:
https://doi.org/10.33233/nb.v16i2.881Abstract
A carambola (Averrhoa carambola) é uma fruta típica de regiões de clima quente e úmido, fonte de vitaminas, minerais e outros nutrientes. A fruta também apresenta ácido oxálico (oxalato). Sua ingestão vem sendo associada a complicações graves em pacientes que apresentam insuficiência renal crônica, uma vez que em sua composição, a carambola apresenta uma neurotoxina capaz de provocar alterações neurológicas. O presente é uma revisão da literatura, tendo como objetivo descrever a importância da não ingestão da carambola por pacientes urêmicos.
Palavras-chave: carambola, insuficiência renal, neurotoxina, oxalato.
References
Moreira FG et al. Intoxicação por carambola em paciente com insuficiência renal crônica: relato de caso. Rev Bras Ter Intensiva 2010;22(4).
Oliveira DG, Guerra WL, Dias SB. Percepção do portador de insuficiência renal crônica acerca da prevenção da doença. Revista Enfermagem Integrada 2010;3(2).
Higa K et al. Qualidade de vida de pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. Acta Paul Enferm 2008;21:203-6.
Neto MM et al. Intoxicação por carambola (Averrhoa Carambola) em quatro pacientes renais crônicos pré-dialÃticos e revisão da literatura. J Bras Nefrol 2004;24(4):229-32.
Roberto GF. Saiba por que carambola não deve ser consumida por doente renal. Univiçosa Facisa. [citado 2013 jan 14]. DisponÃvel em URL: http://www.univicosa.com.br/noticia/1038/saiba-por-que-carambola-nao-deve-ser-consumida-por-doente-renal.