Avaliação do desenvolvimento motor em crianças praticantes e não praticantes de exercí­cios fí­sicos

Autores

  • Thalita Ravazani Silva UNIP
  • Thaí­s Santos Contenças UNIP
  • Alessandro Marques UGF

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v16i4.1340

Resumo

Objetivo: Comparar o desenvolvimento motor em crianças praticantes de exercí­cios fí­sicos e não praticantes. Métodos: Participaram do estudo 30 crianças do gênero masculino, na faixa etária de 8 a 11 anos de idade. Divididas em dois grupos comparativos de praticantes e não praticantes de exercí­cios fí­sicos. Foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Resultados: O resultado das avaliações de crianças praticantes mostrou que a média de quociente motor geral foi de 109,4, enquanto a média de quociente motor geral de crianças não praticantes foi de 95,6 revelando uma diferença de 13,5% entre praticantes e não praticantes. Conclusão: O desenvolvimento motor das crianças praticantes de exercí­cios fí­sicos e não praticantes encontrou-se dentro da normalidade. No entanto, as crianças praticantes mostraram-se com o desenvolvimento motor superior que os não praticantes na Escala de Desenvolvimento Motor.

Palavras-chave: destreza motora, desenvolvimento infantil, atividade motora, crianças.

Biografia do Autor

Thalita Ravazani Silva, UNIP

Graduada em Fisioterapia para Universidade Paulista (UNIP)

Thaí­s Santos Contenças, UNIP

D.SC., Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Docente da UNIP

Alessandro Marques, UGF

Ft., Pós-Graduado em Fisioterapia e Reabilitação Músculo-esquelética e Desportiva UGF

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Publicado

2017-11-16