Diferentes tipos de aquecimento promovem mudanças no desempenho de corredores amadores?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v18i3.3250

Resumo

Introdução: O interesse de pesquisadores e treinadores de corrida sobre estratégias que visam maximizar o desempenho vem crescendo nos últimos anos. Objetivos: Avaliar o efeito de diferentes modalidades de aquecimento sobre o desempenho de corredores de rua recreacionais. Métodos: Foram avaliados 18 corredores (28 ± 6 anos; 177,9 ± 6,1 cm; 75,8 ± 11,8 kg). Os avaliados foram submetidos a 3 protocolos: exercí­cios educativos de corrida (EE), exercí­cios funcionais (EF) e controle (C), o qual não realizou nenhuma atividade. Foi utilizado o teste de corrida contí­nua de 20 minutos em esforço máximo para avaliar o desempenho. Resultados: A distância total ao final de teste de corrida não apresentou diferença significativa entre os 3 protocolos de atividades prévias. A velocidade média não apresentou diferença significante entre os protocolos de EE, EF e C. Conclusão: O aquecimento com EE e EF realizados por 10 minutos não melhora o desempenho de corredores de rua recreacionais.

 

Biografia do Autor

Micael Deivison de Jesus Alves, UFS

Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil

Renata Rebello Mendes, UFS

D.Sc., Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil

Dayane Franciely Conceição Santos, UFS

Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil

Raphael Fabrício de Souza, UFS

D.Sc., Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil

Roberta Luksevicius Rica, UES

D.Sc., Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Estácio de Sá (UES), Vitoria, ES, Brasil

Paulo Eduardo Pereira, UNIFESP

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil

Welmo Alcantara Barbosa, UFES

Centro de Educação Fisica e Desporto da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Vitoria, ES, Brasil

Alana de Sena Souza, UFES

Centro de Educação Fisica e Desporto da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitoria, ES, Brasil

Danilo Sales Bocalini, UFES

D.Sc., Centro de Educação Fisica e Desporto da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Vitoria, ES, Brasil

João Henrique Gomes, UFS

M.Sc. Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil  

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Publicado

2021-12-02