Perfil dos profissionais de educação física que atuam nas academias de Fortaleza em relação ao conhecimento da bioquímica aplicada ao exercício
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v13i2.3294Resumo
O número de adeptos a prática de exercícios físicos vem crescendo significativamente seja nos âmbitos das academias, clubes ou praças públicas, e com esse fenômeno a figura do professor de Educação Física destaca-se sobremaneira. Por esta razão este artigo possui como objetivo traçar o perfil dos Profissionais de Educação Física que atuam nas academias da Regional II da cidade de Fortaleza sobre os conhecimentos que possuem acerca da Bioquímica aplicada ao Exercício. Este trabalho apresentou um estudo de caráter descritivo quantitativo. A pesquisa foi realizada com uma amostra intencional de 30 profissionais de Educação Física atuantes nas academias da regional II, localizadas na cidade de Fortaleza. Dos participantes, 24 eram do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Quanto ao nível de conhecimento, esses apresentaram um razoável domínio do conteúdo, apenas 59% das questões referentes ao conhecimento na área da Bioquímica aplicada ao Exercício foram assinaladas corretamente. Acredita-se que foi de suma importância realizar um levantamento estatístico sobre o perfil dos profissionais de Educação Física que atuam nas academias da regional II da cidade de Fortaleza quanto ao conhecimento da Bioquímica aplicada ao Exercício a fim de visualizar em que realidade se enquadram esses profissionais.
Palavras-chave: exercício físico, profissional de educação física, conhecimento, bioquímica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).