Educação fí­sica e inclusão: nos bastidores da escola

Autores

  • Lí­via Tenório Brasileiro UEPB

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i4.3339

Resumo

Objetivo: Analisar como acontece a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Fí­sica em três escolas situadas na cidade de Campina Grande/PB, sendo uma pública municipal, uma pública estadual e uma da rede particular. Métodos: A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumento seis questionários aplicados entre gestores, professores de Educação Fí­sica, alunos com deficiência, alunos não deficientes, pais de alunos com deficiência, pais de alunos não deficientes. Resultados e discussão: Os dados indicaram que apenas uma das três escolas possui estrutura fí­sica que atenda às necessidades dos alunos com deficiência; dos três gestores, apenas um possui graduação na área de educação e conhecimento especí­fico de como trabalhar com alunos deficientes em sala de aula. Todos os professores possuem graduação e especialização, todos adquiriram conhecimento sobre o trato com alunos com deficiência na graduação. Os 3 pais de alunos com deficiência afirmaram que não fazem nenhuma restrição aos seus filhos com relação às aulas de Educação Fí­sica. Quanto aos 14 pais de alunos não deficientes, apenas 1 discordou da presença de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares. Os dados indicaram que todos os alunos com deficiência estão inseridos nas aulas de Educação Fí­sica. Conclusão: Ao término da pesquisa, entendemos que se torna extremamente necessário uma consolidação de uma educação inclusiva condizente com o que é disseminado na sociedade através dos meios de comunicação e das leis, para que assim possamos ter realmente uma educação inclusiva propriamente dita com uma escola que valorize professor e aluno.

Palavras-chave: Educação Fí­sica, pessoas com deficiência, inclusão.

Biografia do Autor

Lí­via Tenório Brasileiro, UEPB

D.SC., Prof.ª da Universidade Estadual da Paraí­ba

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Publicado

2013-08-10