Educação física e inclusão: nos bastidores da escola
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i4.3339Resumo
Objetivo: Analisar como acontece a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em três escolas situadas na cidade de Campina Grande/PB, sendo uma pública municipal, uma pública estadual e uma da rede particular. Métodos: A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumento seis questionários aplicados entre gestores, professores de Educação Física, alunos com deficiência, alunos não deficientes, pais de alunos com deficiência, pais de alunos não deficientes. Resultados e discussão: Os dados indicaram que apenas uma das três escolas possui estrutura física que atenda às necessidades dos alunos com deficiência; dos três gestores, apenas um possui graduação na área de educação e conhecimento específico de como trabalhar com alunos deficientes em sala de aula. Todos os professores possuem graduação e especialização, todos adquiriram conhecimento sobre o trato com alunos com deficiência na graduação. Os 3 pais de alunos com deficiência afirmaram que não fazem nenhuma restrição aos seus filhos com relação às aulas de Educação Física. Quanto aos 14 pais de alunos não deficientes, apenas 1 discordou da presença de alunos com algum tipo de deficiência nas escolas regulares. Os dados indicaram que todos os alunos com deficiência estão inseridos nas aulas de Educação Física. Conclusão: Ao término da pesquisa, entendemos que se torna extremamente necessário uma consolidação de uma educação inclusiva condizente com o que é disseminado na sociedade através dos meios de comunicação e das leis, para que assim possamos ter realmente uma educação inclusiva propriamente dita com uma escola que valorize professor e aluno.
Palavras-chave: Educação Física, pessoas com deficiência, inclusão.
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