Efeitos de um programa de jogos adaptados e musculação na aptidão física e na capacidade funcional de idosos
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v11i4.3409Resumo
Objetivou-se analisar os efeitos da prática de seis meses de jogos adaptados e musculação na aptidão física e na capacidade funcional de 35 idosos de um grupo de convivência da cidade de São Miguel do Oeste/SC. A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes de Rikli e Jones, com avaliações de força e resistência de membros inferiores, força e resistência de membros superiores, resistência aeróbia, flexibilidade dos membros superiores, flexibilidade dos membros inferiores, velocidade/agilidade e equilíbrio e medidas de peso e estatura para determinar o índice de massa corporal (IMC). A capacidade funcional foi avaliada por meio de uma ficha de autoavaliação. Os resultados foram analisados por meio do programa estatístico computacional SPSS versão 13.0 utilizando-se da estatística descritiva (média, desvio padrão e frequência absoluta) e do teste t pareado. Adotou-se nível de significância de P ≤ 0,05. Os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas para as variáveis de força de membros superiores e inferiores, flexibilidade de membros inferiores, velocidade/agilidade e equilíbrio. Na análise da capacidade funcional, cinco idosos passaram da classificação "moderada" para a "avançada". Conclui-se que o programa foi eficiente para melhorar aspectos da aptidão física e capacidade funcional repercutindo favoravelmente na saúde dos idosos.
Palavras-chave: aptidão física, capacidade funcional, saúde, idosos.
Referências
Rikli R, Jones J. Testes de aptidão fÃsica para idosos. 1a ed. São Paulo: Manole; 2008. p.182.
Benedetti TB, Mazo GZ, BARROS, De Mauro VG. Aplicação do Questionário Internacional de Atividades FÃsicas para avaliação do nÃvel de atividades fÃsicas de mulheres idosas: validade concorrente e reprodutibilidade teste-reteste. Rev Bras Ciênc Mov 2004;12:25-34.
Hernandes ESC, Barros JF. Efeitos de um programa de atividades fÃsicas e educacionais para idosos sobre o desempenho em testes de atividade da vida diária. Rev Bras Ciênc Mov 2004;12:43-50.
Berté JK, Maziero N, Fachineto S, Muller GC. Efeitos de seis meses de jogos adaptados na composição corporal, capacidade funcional e no sistema imunológico de idosos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do ExercÃcio 2011;30:503-9.
Novaes JS. Ciência do treinamento dos exercÃcios resistidos. São Paulo: Phorte; 2008.
Vale RGS, Barreto ACG, Novaes JS, Dantas EHM. Efeitos do treinamento resistido na força máxima, na flexibilidade e na autonomia funcional de mulheres idosas. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2006;8:52-58.
Matsudo SM. Avaliação do idoso fÃsica e funcional. Londrina: Midiograf; 2000.
Almeida AG, Barbosa JAS. Handebol adaptado para a terceira idade. Revista Movimento & Percepção 2008;9:184-196.
Miranda EP, Rabelo HT. Efeitos de um programa de atividade fÃsica na capacidade aeróbia de mulheres idosas. Revista Digital de Educação FÃsica Movimentum; 2006.
Gonçalves JMP. A influência do exercÃcio fÃsico no perfil lipÃdico e na aptidão fÃsica em mulheres idosas. Rev Bras Geriatr Gerontol 2009;12:215-26.
Alves RV, Mota J, Costa MC, Alves JGB. Aptidão fÃsica relacionada à saúde de idosos: Influencia da hidroginástica. Rev Bras Med Esporte 2004;10(1):31-7.
Marin RV, Matsudo S, Matsudo V, Andrade E, Braggion G. Acréscimo de 1 kg aos exercÃcios praticados por mulheres acima de 50 anos: impacto na aptidão fÃsica e capacidade funcional. Rev Bras Ciênc Mov 2003;11:53-58.
Mazo GZ, Silva AH, Gonçalves LT, Benedetti TB, Claudino R, Benetti MZ. Aptidão fÃsica de idosos institucionalizados: um estudo interinstitucional. ConScientiae Saúde 2011;10:473-9.
Lima AP, Jesus GB, Cardoso FB, Silva IL, Beresford H. Uma avaliação da eficácia de um programa neuromotor de exercÃcios fÃsicos para idosos. Brazilian Journal of Biomotricity 2011;5:26-33.
Barros KD, Oliveira AAB, Oliveira Filho A. A influência do treinamento com pesos em mulheres acima de 50 anos. Acta Scientiarum Health Sciences 2011;33:43-50.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).