Treinamento físico multicomponente aumenta a força, agilidade e equilíbrio dinâmico em mulheres de meia idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v19i6.4041

Palavras-chave:

exercício físico; envelhecimento; capacidade funcional; menopausa

Resumo

O presente estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de treinamento físico multicomponente sobre a capacidade funcional de mulheres de meia idade. Trinta e cinco mulheres (51,8 ± 5,4 anos) foram submetidas a um programa de treinamento físico multicomponente durante 16 semanas. As voluntárias foram submetidas a medidas antropométricas e a uma bateria de testes adaptada para avaliar a capacidade funcional delas. Para verificar a normalidade dos dados adotou-se o teste Shapiro Wilk e para comparar os valores antes e após intervenção adotou-se teste t pareado. Calculou-se também o tamanho do efeito, sendo adotado α = 0,05 para todas as análises. Os resultados do estudo mostraram aumento na força de membros superiores (pré: 18,9 ± 4,3 vs pós: 22,8 ± 7,9 repetições) com tamanho do efeito médio, na força de membros inferiores (pré: 14,9 ± 2,8 vs pós: 17,3 ± 2,6 repetições) com tamanho do efeito grande, assim como melhora na agilidade e equilíbrio dinâmico (pré: 5,4 ± 0,8 vs pós: 4,6 ± 0,5 segundos) com tamanho do efeito grande. Concluiu-se que o programa de treinamento físico multicomponente aumentou a força, agilidade e equilíbrio dinâmico de mulheres de meia idade, melhorando a capacidade funcional.

Biografia do Autor

Lucas Rogério dos Reis Caldas, FASAR

Graduado em Educação Fí­sica, Mestre em Educação Fí­sica,  Professor do Curso de Educação Fí­sica da Faculdade Santa Rita (FASAR) em Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil

Maicon Rodrigues Albuquerque, UFMG

Graduado em Educação Fí­sica, Doutor em Medicina Molecular, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Fí­sica Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil  

Eliane Lopes, FIOCRUZ

Graduada em Educação Fí­sica,  Residente em Saúde da Famí­lia, Escola Nacional da Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. RJ, Brasil

Adriele Campos Moreira, FIOCRUZ

Graduada em Educação Fí­sica,  Residente em Saúde da Famí­lia, Escola Nacional da Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Andreia Queiroz Ribeiro, UFV

Graduada em Farmácia e Bioquí­mica, Doutora em Ciências Farmacêuticas,  Professora da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG, Brasil

Miguel Araújo Carneiro-Júnior, UFV

Graduado em Educação Fí­sica. Doutor em Ciências Fisiológicas,  Professor da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Educação Fí­sica, Viçosa, MG, Brasil

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Publicado

2021-09-30