Respostas metabólicas durante a prática de exergames em adultos de acordo com o sexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v20i2.4343

Palavras-chave:

metabolismo energético; jogos de vídeo; frequência cardíaca

Resumo

Objetivo: Analisar as respostas metabólicas ocorridas durante a prática de exergames em termos de gasto energético, taxa de consumo de oxigênio, equivalente metabólico e frequência cardíaca em homens e mulheres adultos. Métodos: A amostra do presente estudo foi composta por 102 adultos (52 homens). O gasto energético, a taxa de consumo de oxigênio e o equivalente metabólico foram avaliados com um analisador de gases portátil (K4b2). A frequência cardíaca foi medida com um frequencímetro. Todas as variáveis dependentes foram avaliadas em repouso e durante a sessão de exergame, que foi composta por quatro jogos no console X-box 360 (voleibol, boxe, atletismo e boliche). Resultados: A média de idade foi de 34,8 ± 13,4 anos. Houve um aumento significativo nos valores de repouso durante as sessões de exergame para gasto de energia (masculino: 467,52%; p < 0,001; feminino: 393,72%; p < 0,001), taxa de consumo de oxigênio (masculino: 453,97%; p < 0,01; feminino: 384,74 %; p < 0,001), equivalente metabólico (masculino: 457,40%; p < 0,001; feminino: 384,74%; p < 0,001) e frequência cardíaca (masculino: 95,10%; p < 0,001; feminino: 92,26; p < 0,001). Quando comparados às mulheres, os homens apresentaram valores significativamente maiores para gasto energético (intervalo de confiança de 95% = -12,53; -6,67), taxa de consumo de oxigênio (intervalo de confiança de 95% = -4,01; -0,80) e equivalente metabólico (95% de confiança intervalo = -1,18; 0,27) durante exergames. Conclusão: Uma sessão de exergames é capaz de aumentar o gasto energético, a taxa de consumo de oxigênio, o equivalente metabólico e a frequência cardíaca em adultos. Os homens apresentaram valores mais elevados nos parâmetros metabólicos quando comparados às mulheres.

Biografia do Autor

Moane Marchesan Krug, UNIJUÍ

Professora do Curso de Educação Física - DHE, Coordenadora do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (LAFPS), Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UNIJUÍ/FUMSSAR, UNIJUÍ, Santa Rosa, RS, Brasil

Aline Rodrigues Barbosa, UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

Referências

1 Peng W, Lin, J, Crouse J. Is playing exergames really exercising? A meta-analysis of energy expenditure in active video games. Cyberpsychol Behav Soc Netw 2011;14(11):681-9. doi: 10.1089/cyber.2010.0578

Coser FS, Giacomoni CH. As relações entre o uso de jogos eletrônicos, personalidade e bem-estar de jogadores. Avaliação Psicológica 2019;18(4):382-91. http://doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18566.06

Allen JJ, Anderson C. A. Satisfaction and frustration of basic psychological needs in the real world and in video games predict internet gaming disorder scores and well-being. Comput Hum Behav 2018;84:220-9. doi: 10.1016/j.chb.2018.02.034

Brito-Gomes JL, Vancea DMM, Moreira SR, Araújo DC, Cunha Costa, M. Exercícios físicos em tempo de tela ativo: exergames podem ser uma ferramenta no controle da saúde de diabeticos tipo 1 e 2? Saúde e Desenvolvimento Humano 2020;8(2). doi: 10.18316/sdh.v8i2.6039

Viana RB, Lira CAB. Exergames: o novo testamento para a prática de exercício físico. Práxia – Revista Online de Educação Física da UEPG 2020;2(2020002):1-20. doi: 10.46878/praxia.v2i0.10593.

Graves LEF, Ridgers ND, Williams K, Stratto G, Atkinson G, Cable NT. The physiological cost and enjoyment of Wii Fit in adolescents, young adults, and older adults.

J Phys Act Health 2010;7(3):393-401. doi: doi.org/10.1123/jpah.7.3.393

Krause KKG, Hounsell MS, Gasparini I. Um modelo para inter-relação entre funções executivas e elementos de jogos digitais. RBIE 2020;28:596-625. doi: 10.5753/RBIE.2020.28.0.596

Neves LES, Cerávolo MPDS, Silva E, Freitas WZ, Silva FF, Higino WP, et al. Cardiovascular effects of Zumba ® performed in a virtual environment using XBOX Kinect. J Phys Ther Sci 2015;27(9):2863-5. doi: 10.1589/jpts.27.2863

Siegel SR. Haddock BL, Dubois AM, Wikim LD. Active video/arcade games (exergaming) and energy expenditure in college students. In J Exerc Sci [Internet] 2009;2(3):165-74. [cited 2020 Jun 20]. Available from : https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2856349/

Çakir-Atabek H, Aygün C, Dokumaci B. Active video games versus traditional exercises: energy expenditure and blood lactate responses. Res Q Exerc Sport 2020;91(2):188-96. doi: 10.1080/02701367.2019.1653431

Viana RB, Vancini RL, Vieira CA, Gentil P, Campos MH, Andrade MS, et al. Profiling exercise intensity during the exergame Hollywood Workout on XBOX 360 Kinect®. Peer J 2018;6:e5574. doi: 10.7717/peerj.5574

Ogawa E, Haikun H, Lap-Fai Y, Tongjian Y. Physiological responses and enjoyment of Kinect-based exergames in older adults at risk for falls: a feasibility study. Technol Health Care 2019;27(4):353-62. doi: 10.3233/THC-191634

Ferreira AR, Francisco DJ. Exergames em contextos educacionais: o que se tem produzido nos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil? Temática [Internet] 2020;8:336-56. [cited 2020 Jun 20]. Available from: https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/view/8216

Paula SD, Griebeler KC, Bez MR, Rocha CFKD. Efeitos dos exergames no controle de tronco de pacientes paraplégicos. Fisioter Mov 2020;33(003336). doi: 10.1590/1980-5918.033.ao36

Hurkmans HL, Ribbers GM, Streur-Kranenburg MF, Stam HJ, Van Den Berg-Emons R. Energy expenditure in chronic stroke patients playing Wii Sports: a pilot study. J Neuroeng Rehabil 2011;8(1):1-7. doi: 10.1186/1743-0003-8-38

Hondori HM, Khademi M. A review on technical and clinical impact of Microsoft Kinect on physical therapy and rehabilitation. J Med Eng 2014;(846514):1-16. doi: 10.1155/2014/846514

Miyachi M, Yamamoto K, Ohkawara K, Tanaka S. METs in adults while playing active video games: a metabolic chamber study. Med Sci Sports Exerc 2010;42(6):1149-53. doi: 10.1249/MSS.0b013e3181c51c78.

Lee RC. Wang Z, Heo M, Ross R, Janssen I, Heymsfield SB. Total-body skeletal muscle mass: development and cross-validation of anthropometric prediction models. Am J Clin Nutr 2000;72(3):796-803. doi: 10.1093/ajcn/72.3.796

Ainsworth BE, Haskell WL, Herrmann SD, Meckes N, Bassett Junior DR, Tudor-Locke C, et al. Compendium of physical activities: a second update of codes and MET values. Med Sci Sports Exerc 2011;43(8):1575-81. doi: 0195-9131/00/3209-0498/0

Karvonen MJ, Kentala EY, Mustala O. The effects of training on heart rate. Ann Med Exp Biol Fenn [Internet] 1957;307-15. [cited 2020 Jun 20]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/13470504/

Noah JA, Spierer DK, Tachibana A, Bronner S. Energy expenditure with a dance exergame. J Exerc Physiol Online [Internet] 2011;14(4):13-28. [cited 2020 Jun 20]. Available from: https://www.researchgate.net/publication/235725403_Vigorous_Energy_Expenditure_with_a_Dance_Exer-game

O’Donovan C, Hussey J. Active video games as a form of exercise and the effect of gaming experience: a preliminary study in healthy young adults. Physiother 2012;98(3):205-10. doi: 10.1016/j.physio.2012.05.001

Church T. Exercise in obesity, metabolic syndrome, and diabetes. Progress Cardiovasc Dis 2011;53(6):412-18. doi: 10.1016/j.pcad.2011.03.013

Lyons RJ, Tate DF, Wrad DS, Bowling JM, Ribisl KM, Kalyararaman S. Energy expenditure and enjoyment during video game play: differences by game type. Med Sci Sports Exerc 2011;43(10):1987-93. doi: 10.1249/MSS.0b013e318216ebf3

Slosar L. The potential of active video games (AVG) to improve motor efficiency. Revijaza Elementarno zobrazevanje [Internet] 2016;9(½):197-211. [cited 2020 Jun 20]. Available from: http://rei.pef.um.si/images/Izdaje_revije/2016/1-2/REI_9_1-2_cl_15.pdf

Bara CL, Alves DL, Ruy-Barbosa MA, Palumbo DDP, Sotomaior BB, da Silva L, et al. Cambios en la capacidad cardiorrespiratoria de mujeres y hombres de diferentes grupos etarios-ciencias del ejercicio. Revista de Educación Física [Internet] 2019;1(1). [cited 2020 Jun 20]. Available from: https://revistadeeducacionfisica.com/articulo/cambios-en-la-capacidad-cardiorrespiratoria-de-mujeres-y-hombres-de-diferentes-grupos-etarios-2513-sa-w5c951fde03

Falcade AC, Baroncini LAV, Hanna EDA, Leitão MB, Schumann DR, Negreiros Nanni F, et al. Análise do consumo de oxigênio, da frequência cardíaca e equivalente metabólico obtidos através de um videogame ativo. Revista Inspirar 2013;5(6):20-4.

Tappy L, Binnert C, Schneiter P. Energy expenditure, physical activity and body-weight control. Proc Nutr Soc 2003;62:3:663-6. doi: 10.1079/PNS2003280

Petrocelli F, Coutinho R, Aiello LP, Lima M, Beck G, Castro V, et al. Aptidão cardiorrespiratória a partir do VO2máx dos estudantes de educação física de uma universidade de Petrópolis. Inter J Phys Educ 2020;2(1):1-8. [cited 2020 Jul 20]. Available from : http://www.ijpe.periodikos.com.br/article/5e4451380e8825240d24480d/pdf/ijpe-2-1-e20200002.pdf

O’Donovan, Hirsch E, Holohan E, McBride I, McManus R, Hussey J. Energy expended playing Xbox Kinect TM and Wii TM games: a preliminary study comparing single and multiplayer modes. Physiother 2012;98(9):224-9. doi: 10.1016/j.physio.2012.05.010

Taylor, LM, Maddison R, Pfaeffli LA, Rawstorn JC, Gant N, Kerse NM. Activity and energy expenditure in older people playing active video games. Arch Physical Med Rehabil 2012;93:2281-86. doi: 10.1016/j.apmr.2012.03.034

O’Donavan C, Roche EF, Hussey J. The energy cost of playing active video games in children with obesity and children of a healthy weight. Int J Pediatr Obes 2013;9(4):310-17. doi: 10.1111/j.2047-6310.2013.00172.x

Haskell WL, Lee IM, Pate RR, Powell KE, Blair SN, Franklin BA, et al. Physical activity and public health readapted recommendation for adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Circulation 2007;116:1081-93. doi: 10.1249/mss.0b013e3180616b27

Araújo WS, Sacramento MDS, Lacerda LGL, Araujo JS, Ladeia AMT, Petto J. Exercício cíclico na saúde cardiovascular da mulher: uma análise pela variabilidade da frequência cardíaca. Fisioter Bras 2019;20(6):798-808. doi: 10.33233/fb.v20i6.2738

Sant’Ana LO, Scartoni FR, Portilho LF, Scudese E, Oliveira CQ, Senna GW. Comparison of cardiovascular variables in active elderly in different physical modalities. Rev Bras Fisiol Exerc 2019; 18(4):186-94. doi: 10.33233/rbfe.v18i4.3232

Brito-Gomes JL, Perrier-Melo RJ, Oliveira S., Costa M. Exergames podem ser uma ferramenta para acréscimo de atividade física e melhora do condicionamento físico? Rev Bras Ativ Fis Saúde 2015;20(3):332-242. doi: 10.18316/sdh .v8i2.6039

Maddison R, Mhurchu CN, Jull A, Jiang Y, Prapavessis H, Rodgres A. Energy expended playing video console games: an opportunity to increase children’s physical activity? Pediatr Exerc Sci 2007;19(3):334-437. doi: doi.org/10.1123/pes.19.3.334

Graves LE, Ridgers ND, Stratton G. The contribution of upper limb and total body movement to adolescents’ energy expenditure whilst playing Nintendo Wii. Eur J Appl Physiol 2008;104:617-23. doi: 10.1007/s00421-008-0813-8.

Lanningham-Foster L, Foster RC, McCrady SK, Jenses TB, Mitre N, Levine JA. Activity-promoting video games and increased energy expenditure. J Pediatric 2009;154(6):819-23. doi: 10.1016/j.jpeds.2009.01.009

Publicado

2021-07-25

Edição

Seção

Artigos originais