Respostas metabólicas durante a prática de exergames em adultos de acordo com o sexo
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfex.v20i2.4343Palavras-chave:
metabolismo energético; jogos de vídeo; frequência cardíacaResumo
Objetivo: Analisar as respostas metabólicas ocorridas durante a prática de exergames em termos de gasto energético, taxa de consumo de oxigênio, equivalente metabólico e frequência cardíaca em homens e mulheres adultos. Métodos: A amostra do presente estudo foi composta por 102 adultos (52 homens). O gasto energético, a taxa de consumo de oxigênio e o equivalente metabólico foram avaliados com um analisador de gases portátil (K4b2). A frequência cardíaca foi medida com um frequencímetro. Todas as variáveis dependentes foram avaliadas em repouso e durante a sessão de exergame, que foi composta por quatro jogos no console X-box 360 (voleibol, boxe, atletismo e boliche). Resultados: A média de idade foi de 34,8 ± 13,4 anos. Houve um aumento significativo nos valores de repouso durante as sessões de exergame para gasto de energia (masculino: 467,52%; p < 0,001; feminino: 393,72%; p < 0,001), taxa de consumo de oxigênio (masculino: 453,97%; p < 0,01; feminino: 384,74 %; p < 0,001), equivalente metabólico (masculino: 457,40%; p < 0,001; feminino: 384,74%; p < 0,001) e frequência cardíaca (masculino: 95,10%; p < 0,001; feminino: 92,26; p < 0,001). Quando comparados às mulheres, os homens apresentaram valores significativamente maiores para gasto energético (intervalo de confiança de 95% = -12,53; -6,67), taxa de consumo de oxigênio (intervalo de confiança de 95% = -4,01; -0,80) e equivalente metabólico (95% de confiança intervalo = -1,18; 0,27) durante exergames. Conclusão: Uma sessão de exergames é capaz de aumentar o gasto energético, a taxa de consumo de oxigênio, o equivalente metabólico e a frequência cardíaca em adultos. Os homens apresentaram valores mais elevados nos parâmetros metabólicos quando comparados às mulheres.
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