Paradigmas no ensino da ciência contemporânea: grilhões inconscientes?
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfex.v20i5.4891Palavras-chave:
educação; indicadores de produção científica; comunicação e divulgação científicaResumo
Avanços na tecnologia modificaram diversos aspectos da comunicação, e isso inclui o meio científico. O formato de apresentação do conteúdo, divulgação, disponibilidade e velocidade de compartilhamento são exemplos da discrepância entre o antigo modelo de disseminação das informações científicas e o atual. No entanto, a forma de ensinar a pesquisa científica no ensino superior (que permeia desde a iniciação científica até o doutorado) ainda cultiva ideias retrógradas que dificultam o real aprendizado sobre as necessidades para fazer e transmitir ciência com qualidade. O objetivo desse artigo é questionar alguns dos equívocos no ensino da pesquisa e da escrita científica. Afinal, as repercussões de tais aspectos podem se apresentar como barreiras para o aprendizado e/ou afasta os autores da publicação dos seus estudos. Portanto, se o desenvolvimento da ciência e a construção de uma sociedade cientificamente alfabetizada é realmente um propósito, precisamos rever a forma como ensinamos pesquisa.
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