Efeitos de um programa de treinamento de Pilates solo em jovens sedentárias

Autores/as

  • Thaí­s Santos Contenças UNIP
  • Mayara Carvalho de Amorim UNIP
  • Cristiano de Lima UNIP
  • Fernanda Santos Rocha UNIP

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v16i3.1139

Resumen

Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento de Pilates solo em jovens sedentárias. Métodos: Participaram do estudo 10 jovens sedentárias do gênero feminino, com idade entre 18 e 30 anos, na qual as variáveis avaliadas foram comparadas antes e depois de um protocolo de Pilates solo durante 18 sessões, 2 sessões para avaliação e reavaliação e 16 sessões de treinamento, 2 vezes por semana com duração de 60 minutos. Resultados: Foram incluí­dos 10 sujeitos do gênero feminino, com idade média de 22,7 ± 2,3 anos, peso médio de 55,6 ± 5,8 kg, altura média de 1,62 ± 0,1 m e Índice de Massa Corporal médio de 21,21 ± 2,3 kg/m². Houve diferença significante no aspecto da flexibilidade, no teste de sentar e alcançar com o banco de Wells com os escores médios antes de 21,2 ± 9,7 cm, e depois de 33,7 ± 6,1 cm. No Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), observou-se uma diminuição dos escores antes e depois do treinamento, respectivamente, 8,8 ± 2,5 pontos e 4,2 ± 2,8 pontos. Assim como na Escala de Sonolência de Epworth (ESE) também se observou diminuição dos escores antes e depois, respectivamente, 14,4 ± 3,5 pontos e 8,4 ± 3,2 pontos. Conclusão: O método Pilates solo contribuiu para o ganho da flexibilidade e melhora na qualidade do sono em mulheres jovens sedentárias.

Palavras-chave: jovens, exercí­cio, sedentarismo, flexibilidade.

Biografía del autor/a

Thaí­s Santos Contenças, UNIP

D.Sc., Docente no curso de fisioterapia da Universidade Paulista (UNIP), Santos/SP

Mayara Carvalho de Amorim, UNIP

Graduanda do Curso de Fisioterapia da UNIP

Cristiano de Lima, UNIP

D.Sc., Docente do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Paulista/UNIP, Santos/SP

Fernanda Santos Rocha, UNIP

M.Sc., Supervisora de estágio do curso de fisioterapia da Universidade Paulista/UNIP, Santos/SP

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Publicado

2017-07-27