Treinamento resistido manual e sua aplicação na educação fí­sica

Autores/as

  • Cauê Vazquez La Scala Teixeira Universidade Federal de São Paulo, Santos/SP
  • Ricardo José Gomes Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v15i1.34

Resumen

Treinamento resistido manual (TRM) é uma forma alternativa de treinamento resistido sem equipamentos especí­ficos, em que os exercí­cios são realizados em duplas, e uma pessoa exerce resistência manual contra a outra. Devido í  sua boa relação custo-benefí­cio, alguns autores sugerem sua aplicação em diferentes segmentos da Educação Fí­sica. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as publicações relacionadas ao TRM nos diversos segmentos de atuação dos profissionais de Educação Fí­sica e discutir os resultados com relação í  eficiência. Foram realizadas buscas em bases de dados digitais e bibliotecas. A inclusão de referências levou em consideração a relação direta com o método objeto de investigação desta revisão e a sua aplicação em ambientes/situações de atuação dos profissionais de Educação Fí­sica, contemplando licenciatura e bacharelado. Os resultados revelaram limitações quantitativas e qualitativas das publicações envolvendo TRM nos mais diversos segmentos da Educação Fí­sica, fato que sugere o encorajamento de mais pesquisas com maior rigor metodológico. Os estudos analisados permitem concluir que, em comparação com formas tradicionais de treinamento resistido, o TRM apresentou eficiência semelhante nas adaptações funcionais e estruturais. Quanto í  sua utilização em segmentos relacionados í  licenciatura em Educação Fí­sica, o TRM proporcionou melhora na aptidão fí­sica de escolares. Já em segmentos relacionados ao bacharelado, quantidade limitada de publicações envolvendo treinamento personalizado, preparação fí­sica desportiva e grupos especiais apresentaram resultados interessantes relacionados í  melhora da aptidão muscular.

Palavras-chave: treinamento fí­sico, musculação, treinamento de força.

Biografía del autor/a

Cauê Vazquez La Scala Teixeira, Universidade Federal de São Paulo, Santos/SP

Departamento de Biociências, Universidade Federal de São Paulo, Santos/SP, Faculdade de Educação Fí­sica, Faculdade Praia Grande, Praia Grande/SP, Seção de Avaliação Fí­sica, Prefeitura Municipal de Santos, Santos/SP

Ricardo José Gomes, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Biociências, Universidade Federal de São Paulo, Santos/SP

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Publicado

2022-04-06