Indicadores de adesão, fatores motivacionais e benefícios percebidos por idosos da academia da terceira idade

Autores/as

  • Natália Rodrigues dos Reis UFJF
  • Leandro de Oliveira Sant'Ana UFJF
  • Felipe Faria da Costa Universidade Estácio de Sá
  • Aline Aparecida de Souza Ribeiro UFJF
  • Yuri de Almeida Costa Campos UFJF
  • Fabiana Rodrigues Scartoni UCP
  • Amanda Fernandes Brown UFRJ
  • Estevão Rios Monteiro UFRJ
  • Henrique Novais Mansur IF SUDESTE MG
  • Jefferson da Silva Novaes UFRJ
  • Jeferson Macedo Vianna UFJF

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v19i3.3623

Palabras clave:

academia da terceira idade; exercício físico; saúde

Resumen

Introdução: O envelhecimento é definido como um processo progressivo que consiste em modificações biológicas, psicológicas e sociais. Objetivo: Identificar os indicadores de adesão, motivacionais e benefícios percebidos por idosos da academia da terceira idade. Métodos: Participaram 30 idosos (21 mulheres) (67 ± 4 anos; 76 ± 3 kg; 164 ± 7 cm; 28 ± 2 kg/m2). Foi realizada uma entrevista individual, norteada por perguntas relacionadas com o objeto de estudo. Os dados obtidos foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, através do método de Bardin. Resultados: Para os indicadores de adesão foram identificados uma melhor condição de saúde (90%), qualidade de vida (76%), qualidade do sono (73%) e redução do stress e do peso (63%). Para a motivação as respostas foram fazer novas amizades e sair da solidão (100%) bem como conviver com pessoas da mesma faixa etária (95%). E os benefícios percebidos foram redução de dores (27%), aumento da capacidade muscular (25%), autonomia (21%), capacidade funcional (20%), equilíbrio (18%), flexibilidade (14%) e o que todos os indivíduos perceberam foram melhora significativa na qualidade de vida (100%). Conclusão: Os principais indicadores de adesão foram saúde e qualidade de vida, os motivacionais foram diminuir a solidão e aumentar o convívio social e dentre os benefícios mais relatados está a qualidade de vida e a saúde.

Biografía del autor/a

Natália Rodrigues dos Reis, UFJF

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Treinamento de Força, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Leandro de Oliveira Sant'Ana, UFJF

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Treinamento de Força, Universidade Federal de Juiz de Fora, BrasilLaboratório de Ciências do Esporte e do Exercí­cio, Universidade Católica de Petrópolis, Brasil

Felipe Faria da Costa, Universidade Estácio de Sá

Programa de Graduação em Educação Fí­sica, Universidade Estácio de Sá, Brasil

Aline Aparecida de Souza Ribeiro, UFJF

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Treinamento de Força, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Yuri de Almeida Costa Campos, UFJF

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Treinamento de Força, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Fabiana Rodrigues Scartoni, UCP

Laboratório de Ciências do Esporte e do Exercí­cio, Universidade Católica de Petrópolis, Brasil

Amanda Fernandes Brown, UFRJ

Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Estevão Rios Monteiro, UFRJ

Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Henrique Novais Mansur, IF SUDESTE MG

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Brasil

Jefferson da Silva Novaes, UFRJ

Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Jeferson Macedo Vianna, UFJF

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Treinamento de Força, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

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Publicado

2021-10-09