Um programa de exercícios em casa durante o período de quarentena aplicado em uma equipe recreacional de futsal feminino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v20i1.4234

Palabras clave:

atleta; treinamento de exercícios; desempenho físico; quarentena

Resumen

Introdução: Devido a situação pandêmica da COVID-19, medidas preventivas foram adotadas para reduzir o risco de infecção como distanciamento social e fechamento das atividades comerciais. Dessa maneira, recomenda-se permanecer ativo em casa a fim de manter a saúde física e mental durante esse período. Objetivo: Verificar o efeito de um programa de exercícios feito em casa durante a quarentena causada pelo COVID-19, na motivação e no desempenho físico de atletas recreacionais de futsal feminino. Métodos: Nove participantes (26,0 ± 4,7 anos de idade) realizaram quatro semanas de treinamento de resistência “full-body”, no formato de circuito, três vezes na semana. Participantes realizaram testes físicos (salto horizontal, resistência abdominal e flexão de braço) antes e depois do programa de treinamento. Em cada sessão foram avaliados a motivação para o treinamento (Escala likert 0 a 4) e a percepção de esforço global (Borg 6-20). Resultados: Apenas cinco participantes realizaram 80% das sessões de treinamento. Os participantes reportaram uma baixa motivação para treinamento durante as semanas e perceberam as sessões de treino com “moderada” intensidade. O desempenho aumentou em todos os testes físicos aumentou. Conclusão: Os resultados sugerem que o programa de exercícios em casa durante a quarentena, devido a COVID-19, foi suficiente para aumentar o desempenho físico em uma equipe de atletas recreacionais de futsal feminino. Entretanto, o período de quarentena pode prejudicar a aderencia em programas de treinamento e diminuir a motivação para prática de exercícios. Modelos de protocolos baseados nas respostas psicofisiológicas são encorajados de maneira a aumentar a aderência para treinamento em casa, especialmente durante a quarentena.

Biografía del autor/a

Andressa Fátima Siqueira Souza, UNICENTRO

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil

Tamarys Freitas Oliveira, UNICENTRO

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil.

Janaine de Fatima Sluzala, UNICENTRO

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil

Gabriela Dal'Maz, UNICENTRO

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil

Marcos Vinicius Soares Martins, UNICENTRO

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brasil

Ana Carolina Paludo, UNICENTRO

Departamento de Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Guarapuava, PR, Brail

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Publicado

2021-07-25