Simpósio de Bioquímica do Exercício em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfex.v20i4.4914Resumen
O exercício físico tem sido considerado como um dos mais indispensáveis aspectos do comportamento humano na prevenção e tratamento de doenças por induzir diferentes estímulos que alteram positivamente o organismo. Essa compreensão é fruto de dezenas de milhares de pesquisas e publicações, ao longo dos anos, pelas quais revelam que praticar exercícios físicos regulares protege o organismo e contribui para a qualidade de vida da população. Nesse cenário, a bioquímica do exercício tem dado expressiva contribuição para esse avanço do conhecimento por ser um dos campos disciplinares que avança na compreensão do papel do exercício físico sobre mecanismos celulares e moleculares da saúde/doença humana. Os resultados obtidos pelos pesquisadores, nesse campo de conhecimento, são timidamente conhecidos pela comunidade acadêmica e científica, e por isso, promover estratégias que disseminam e popularize os avanços científicos são necessários.
A realização de eventos científicos que congreguem cientistas, estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento promove interações entre diferentes campos do saber, bem como, auxilia na disseminação dos avanços científicos dentro dessa área de investigação. Isto permite disseminar as descobertas geradas no âmbito científico bem como possibilita a reflexão, discussão e contribuição dos pares em torno do tema proposto. Foi com essa perspectiva que o Laboratório de Bioquímica do Exercício em Saúde vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Escola de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná promoveu remotamente, entre os dias 23 e 25 de junho de 2021, a segunda edição do Simpósio de Bioquímica do Exercício em Saúde. Foi um evento de com abrangência nacional tendo a bioquímica do exercício físico como foco central e teve a contribuição de 17 cientistas de expressivo reconhecimento de 15 instituições nacionais e duas estrangeiras. Foram 622 inscritos de 116 instituições representando 18 estados brasileiros, além de Portugal e Canadá que participaram de atividades interativas com efetiva aproximação com os pesquisadores-palestrantes, como segue: 4 workshops, 6 conferências e 2 painéis, 30 resumos apresentados remotamente, duas sessões ao vivo de tema livres e duas sessões de apresentação de projetos de dissertações e teses.
O resultado deste evento foi exitoso o que pode ser observado nas inúmeras manifestações feitas pelos participantes durante a transmissão do evento tanto quanto nas avaliações obtidas por instrumento específico após o evento. O sucesso dessa edição aponta para novas edições nos anos seguintes.
Nas páginas seguintes, você poderá ler os resumos de trabalhos recentes desenvolvidos por diferentes centros de pesquisa os quais foram submetidos e apresentados por alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, contribuindo para a qualidade do Simpósio e a disseminação do conhecimento científico em Bioquímica do Exercício.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ricardo Aurino de Pinho, Amanda Krüger Costa, Eduardo dal Bosco Brunetti Cunha, Simone Galbiati Terçariol, Christiano Francisco dos Santos, André Domingos Lass, Paulo André Bispo Machado, Ana Carolina Gadotti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).