Impacto de la actividad física en los niveles de ansiedad durante la pandemia de Covid-19

revisión sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v21i1.5011

Palabras clave:

bem-estar psicológico; confinamento; coronavírus; exercício físico; saúde mental

Resumen

Introdução: A pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) se tornou um dos grandes tormentos do século XXI. O distanciamento social foi adotado como medida para evitar o avanço da pandemia. Apesar de necessário, esse confinamento pode desencadear transtornos emocionais. A atividade física tem efeitos positivos sobre o bem-estar físico e a saúde mental, incluindo a possibilidade de redução de sofrimentos psicológicos. Objetivo: Descrever o impacto da prática de atividades físicas sobre os níveis de ansiedade durante o isolamento social devido à COVID-19, entre jovens e adultos. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa de acordo com as recomendações dos principais itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). As buscas foram realizadas entre maio e julho de 2021 nas bases de dados eletrônicas APA PsycINFO, Medline (via PubMed) e Lilacs (via BVS). Resultados: Dos 95 artigos científicos encontrados, 12 foram considerados elegíveis. Os estudos analisados mostraram que, durante o confinamento, as mulheres se tornaram menos ativas fisicamente, enquanto os homens realizaram mais atividades físicas e apresentaram níveis menores de ansiedade. Adicionalmente, quanto mais altos os escores da prática de atividades físicas, menores foram os sintomas de ansiedade. Conclusão: Os indivíduos que se mantiveram fisicamente ativos ou aumentaram a quantidade de atividades físicas diárias com intensidades moderadas e/ou vigorosas apresentaram menores níveis de transtornos psicológicos durante o distanciamento social imposto pela COVID-19.

Biografía del autor/a

Jaime Della Corte, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC), Brasil 

Leonardo Carmo Santos, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC), Brasil

Renata Ferreira Chrispino, UERJ

Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC),  Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Juliana Brandão Pinto de Brandão Pinto de Castro, UERJ

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Elisângela de Andrade Cabral, GPEEsC

Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC), Brasil

Bianca Miarka, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laboratório de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates (LabPPSC), Brasil

Silvio de Cassio Costa Telles, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC), Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

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Archivos adicionales

Publicado

2022-04-05