Percepções dos enfermeiros acerca das ações de educação continuada nos cenários da prática profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.2136

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as percepções dos enfermeiros psiquiátricos acerca das ações ou programas de educação continuada no contexto dos cenários de prática profissional. Pesquisa qualitativa, desenvolvida com enfermeiros de uma instituição psiquiátrica federal do municí­pio do Rio de Janeiro, aprovada pelos Comitês de Ética das instituições envolvidas. Utilizou-se a Hermenêutica de Profundidade como método de interpretação. Para os depoentes a educação continuada é percebida como atividade estruturada e solidificada ou, por vezes, deficiente. As ações educativas são percebidas no contexto do trabalho em saúde mesmo sem que exista um programa formal de educação continuada. Na ausência de um programa de educação continuada há a utilização de estratégias pelos enfermeiros direcionadas para o ensino informal. Os enfermeiros percebem as práticas educativas no trabalho em saúde, independentemente da nomenclatura que recebam, dando-lhe relevância na atualização e capacitação permanentes.

Palavras-chave: educação continuada, enfermagem, capacitação.

 

Biografia do Autor

Rosa Gomes dos Santos Ferreira, EEAN-UFRJ

Aluno especial de doutorado (EEAN-UFRJ), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), pertencente ao Núcleo de Pesquisa de Educação e Saúde em Enfermagem (NUPESENF) e ao Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde Mental (GPESME/EEAN/UFRJ). Graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997). Habilitação em Enfermagem Médico-crirúrgica, UNIRIO(EEAP). Especialista em Enfermagem em Nefrologia. (UERJ/HUPE) Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (UERJ) Especialista em Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular (UERJ/HUPE) e em Enfermagem em Saúde Mental(UCB / UNiLeya) Enfermeira plantonista do CTI adulto do Hospital Municipal Miguel Couto (SMS/RJ) Foi coordenadora do Programa de Educação Continuada do Instituto de Psiquiatria-UFRJ. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (IPUB-UFRJ). Coordenadora nacional da SIG telenfermagem em saúde mental (IPUB-UFRJ/RUTE/MS). Ouvidora do IPUB-UFRJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cardiointensivismo, terapia intensiva,nefrologia,psiquiatria e educação continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: cardiointensivismo,terapia intensiva,psiquiatria e educação continuada

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Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

Artigos originais