Percepções dos enfermeiros acerca das ações de educação continuada nos cenários da prática profissional
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.2136Abstract
O objetivo deste artigo é discutir as percepções dos enfermeiros psiquiátricos acerca das ações ou programas de educação continuada no contexto dos cenários de prática profissional. Pesquisa qualitativa, desenvolvida com enfermeiros de uma instituição psiquiátrica federal do município do Rio de Janeiro, aprovada pelos Comitês de Ética das instituições envolvidas. Utilizou-se a Hermenêutica de Profundidade como método de interpretação. Para os depoentes a educação continuada é percebida como atividade estruturada e solidificada ou, por vezes, deficiente. As ações educativas são percebidas no contexto do trabalho em saúde mesmo sem que exista um programa formal de educação continuada. Na ausência de um programa de educação continuada há a utilização de estratégias pelos enfermeiros direcionadas para o ensino informal. Os enfermeiros percebem as práticas educativas no trabalho em saúde, independentemente da nomenclatura que recebam, dando-lhe relevância na atualização e capacitação permanentes.
Palavras-chave: educação continuada, enfermagem, capacitação.
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