Percepção dos graduandos de enfermagem sobre práticas simuladas em emergência

Autores

  • Larissa Becker de Godoy UNIFAL
  • Sofia Mello Morais UNIFAL
  • Rogerio Silva Lima UNIFAL
  • Roberta Garcia Gomes UNIFAL
  • Roberta Seron Sanches UNIFAL
  • Ingrid Fernanda de Oliveira UNIFAL
  • Silvana Maria Coelho Leite Fava UNIFAL http://orcid.org/0000-0003-3186-9596

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v19i2.3083

Resumo

Introdução: As metodologias ativas de ensino, dentre as quais a simulação, podem contribuir para a formação de profissionais competentes. Objetivo: Analisar a percepção dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sul de Minas Gerais sobre as atividades práticas simuladas em casos clí­nicos de emergência. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e analí­tico. Foi desenvolvido com discentes do curso de enfermagem que tiveram a simulação como método avaliativo. Os dados foram coletados por entrevistas com roteiro semiestruturado e para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Temática. Resultados: Da análise temática foi possí­vel construir um tema central - percepção dos estudantes de enfermagem: uma visão ambí­gua e os subtemas: aspectos positivos da simulação, aspectos negativos da simulação, e contexto da simulação: crí­ticas ao método e currí­culo. Apreende-se que a percepção dos alunos de enfermagem sobre a simulação é ambí­gua. Pode oportunizar o desenvolvimento de competências para as emergências, por outro, pode causar ansiedade, medo, insegurança, o que pode dificultar o aprendizado. Conclusão: A simulação no ensino de enfermagem pode contribuir no processo de formação do profissional, na melhoria do aprendizado e na qualidade do cuidado, e relaciona-se ao modo como ela se insere no projeto de curso.

Palavras-chave: enfermagem, educação, simulação, emergências.

Biografia do Autor

Larissa Becker de Godoy, UNIFAL

Graduanda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Sofia Mello Morais, UNIFAL

Graduanda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Rogerio Silva Lima, UNIFAL

Docente da Escola de Enfermagem e de Medicina da Universidade Federal de Alfenas-MG

Roberta Garcia Gomes, UNIFAL

Enfermeira da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Roberta Seron Sanches, UNIFAL

Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Ingrid Fernanda de Oliveira, UNIFAL

Mestranda do Programa de Pós- graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG

Silvana Maria Coelho Leite Fava, UNIFAL

Doutora, Professora da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós- graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

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Publicado

2020-06-09

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Seção

Artigos originais