Percepção dos graduandos de enfermagem sobre práticas simuladas em emergência

Autores/as

  • Larissa Becker de Godoy UNIFAL
  • Sofia Mello Morais UNIFAL
  • Rogerio Silva Lima UNIFAL
  • Roberta Garcia Gomes UNIFAL
  • Roberta Seron Sanches UNIFAL
  • Ingrid Fernanda de Oliveira UNIFAL
  • Silvana Maria Coelho Leite Fava UNIFAL http://orcid.org/0000-0003-3186-9596

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v19i2.3083

Resumen

Introdução: As metodologias ativas de ensino, dentre as quais a simulação, podem contribuir para a formação de profissionais competentes. Objetivo: Analisar a percepção dos acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do sul de Minas Gerais sobre as atividades práticas simuladas em casos clí­nicos de emergência. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e analí­tico. Foi desenvolvido com discentes do curso de enfermagem que tiveram a simulação como método avaliativo. Os dados foram coletados por entrevistas com roteiro semiestruturado e para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise Temática. Resultados: Da análise temática foi possí­vel construir um tema central - percepção dos estudantes de enfermagem: uma visão ambí­gua e os subtemas: aspectos positivos da simulação, aspectos negativos da simulação, e contexto da simulação: crí­ticas ao método e currí­culo. Apreende-se que a percepção dos alunos de enfermagem sobre a simulação é ambí­gua. Pode oportunizar o desenvolvimento de competências para as emergências, por outro, pode causar ansiedade, medo, insegurança, o que pode dificultar o aprendizado. Conclusão: A simulação no ensino de enfermagem pode contribuir no processo de formação do profissional, na melhoria do aprendizado e na qualidade do cuidado, e relaciona-se ao modo como ela se insere no projeto de curso.

Palavras-chave: enfermagem, educação, simulação, emergências.

Biografía del autor/a

Larissa Becker de Godoy, UNIFAL

Graduanda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Sofia Mello Morais, UNIFAL

Graduanda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Rogerio Silva Lima, UNIFAL

Docente da Escola de Enfermagem e de Medicina da Universidade Federal de Alfenas-MG

Roberta Garcia Gomes, UNIFAL

Enfermeira da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Roberta Seron Sanches, UNIFAL

Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Ingrid Fernanda de Oliveira, UNIFAL

Mestranda do Programa de Pós- graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG

Silvana Maria Coelho Leite Fava, UNIFAL

Doutora, Professora da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós- graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

Citas

Santos JLG, Souza CSBN, Tourinho FSV, Sebold LF, Kempfer SS, Linch GFC. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Texto Contexto Enferm 2018;27:e1980016. https://doi.org/10.1590/0104-070720180001980016

Quilici AP, Abrão KC, Timermam S, Gutierrez F. Simulação clínica: do conceito à aplicabilidade. Rio de Janeiro: Atheneu; 2012. 164p.

Fonseca LMM, Aredes NDA, Fernandes AM, Batalha LMC, Apóstolo JMA, Martins JCA, et al. Simulação por computador e em laboratório no ensino de enfermagem neonatal: as inovações e o impacto na aprendizagem. Rev Latinoam Enferm 2016;24:e2808. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1005.2808

Silva AC, Bernardes A, Évora YDM, Dalri MCB, Silva AR, Sampaio CSJC. Desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação em parada cardiorrespiratória. Rev Esc Enferm USP 2016;50:988-995. https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000700016

Agea JLD, Robles MRM, Rodríguez DJ, Moreno IM, Viedma IV, Costa CL. Discovering mental models and frames in learning of nursing ethics through simulations. Nurse Educ Pract 2018;32:108-114. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2018.05.001

Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Junior Pereira GA, Almeida RGS, Pedersoli CE. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais da saúde. Rev Latinoam Enferm 2017;25:e2916. https://doi.org/10.1590/1518-8345.1807.2916

Silva RC, Torres AP, Valadão SR, Soares TMS. A simulação do cuidado como um cenário de aprendizagem em enfermagem. J Nurs Health 2016;6:164-172. https://doi.org/10.15210/jonah.v6isupp.9191

Fernandes AKC, Ribeiro LM, Brasil GC, Magro MCS, Hermann PRS, Leon CGRMP, et al. Simulação como estratégia para o aprendizado em pediatria. Rev Min Enferm 2016;20:e976. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20160046

Ferreira RPN, Guedes HM, Douglas-de-Oliveira DW, Miranda JL. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Rev Enferm Cent Oeste Min 2018;8:e2508. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508

Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology 2006;3:77-101.

Brasil. Ministério da Saúde. Resolução Nº 466. Brasília, DF; 2012.

Boostel R, Felix JVC, Bortolato-Major C, Pedrolo E, Vayego SA, Mantovani MF. Estresse do estudante de enfermagem na simulação clínica: ensaio clínico randomizado. Rev Bras Enferm 2018;71:967-74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0187

Oliveira SN, Massaroli A, Martini JG, Rodrigues J. Da teoria à prática, operacionalizando a simulação clínica no ensino de enfermagem. Rev Bras Enferm 2018;71:1791-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0180

Lawrence K, Messias DKH, Cason ML. The influence of simulation experiences on new nurses’ clinical judgment. Clin Simul Nurs 2018;25:22-7. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.10.008

Haukedal TA, Reierson IA, Hedeman H, Bjork IT. The impact of a new pedagogical intervention on nursing students’ knowledge acquisition in simulation-based learning: a quasi-experimental study. Nurs Res Pract 2018;2018:10p. https://doi.org/10.1155/2018/7437386

Brown KM, Rode JL. Leadership development through peer-facilitated simulation in nursing education. J Nurs Educ 2018;57:53-7. https://doi.org/10.3928/01484834-20180102-11

Lubbers J, Rossman C. Satisfaction and self-confidence with nursing clinical simulation: novice learners, medium-fidelity, and community settings. Nurse Educ Today 2017;48:140-4. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.10.010

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Cossi MS, Araujo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid 2017;8:1799-808. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v8i3.425

Jarvill M, Jenkins S, Akman O, Astroth KS, Pohl C, Jacobs PJ. Effect of simulation on nursing students' medication administration competence. Clin Simul Nurs 2018;14:3-7. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2017.08.001

Ferreira Filho GE, Paula GS, Tocio FHO, Telini WM, Machado LRC. A prática da simulação realística na formação médica: um relato de experiência. Revista Unifev: Ciência & Tecnologia 2017;3:217-24.

Hill JMF, Woodley L, Goodwin M. Simulation to prepare graduate nursing students for clinical faculty role. Nurs Educ Perspect 2018;39:319-21. https://doi.org/10.1097/01.NEP.0000000000000304

Publicado

2020-06-09

Número

Sección

Artículos originales