Satisfação de usuários sobre a assistência de enfermagem em emergência: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v20i4.4443Palavras-chave:
satisfação do paciente; enfermagem em emergência; cuidados de enfermagem; Enfermagem; atenção à saúdeResumo
Objetivo: Investigar a satisfação de usuários sobre a assistência de enfermagem em atendimento em unidades de urgência e emergência. Métodos: Revisão integrativa pesquisada nas seguintes bases de dados: Scopus, Medline, BDEnf, Cinahl e Lilacs. Utilizaram-se os descritores: satisfação do paciente, enfermagem em emergência, cuidados de enfermagem, enfermagem e assistência à saúde. Foram selecionados artigos originais publicados em português, inglês e espanhol entre os anos 2008 e 2018. Resultados: A amostra final resultou em doze artigos. Observou-se que a rapidez no atendimento da equipe de enfermagem e a qualidade dos cuidados tiveram maior destaque entre os fatores que interferem positivamente na satisfação de pacientes. Verificou-se que a segurança dos profissionais de enfermagem é um dos quesitos positivos e a ineficiência no atendimento é um péssimo indicador na opinião dos usuários. Conclusão: Adotar instrumento de pesquisa de satisfação aos usuários como medida de avaliação da assistência prestada pela enfermagem contribui na melhoria no nível da qualidade do serviço e rapidez na recuperação o que reflete na satisfação da clientela e acompanhantes.
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