A graduação em enfermagem e a humanização: um encontro possível
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v8i4.4668Palavras-chave:
humanização da assistência; pesquisa em educação de Enfermagem; programas de graduação em Enfermagem; prática do docente de EnfermagemResumo
Nosso interesse sobre o tema surgiu a partir de reflexões sobre a humanização na graduação do curso de enfermagem. Observando situações, relatos e fatos ocorridos em nosso cotidiano notamos como a falta da humanização é provavelmente responsável por dificuldades no processo ensino aprendizagem. Escolheu-se como objetivo analisar o exercício da humanização em sala de aula tendo como princípios os aspectos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais/2001. Trata-se de uma pesquisa ação com abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi o Campus II Lapa da Escola de Enfermagem da Unigranrio, tendo como participantes 40 discentes após terem participado de debates sobre humanização. A análise dos dados revelou que 80% dos discentes percebem a sala de aula e outros espaços de aprendizado, como locais onde a humanização não está presente, sendo este um fato preocupante, por correr-se o risco da reprodução de práticas contrárias aos princípios contidos na humanização e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Referências
Cury A. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante; 2003.
Severino AJ. A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação. Educ Pesqui 2006;32(3):619-34.
Pivatto PS.Visão de homem na educação e o problema da humanização. Revista Educação PUCRS 2007;30(2)337-63.
Costa WS. Humanização, relacionamento interpessoal e ética. Caderno de Pesquisa em Administração 2004;11(1):17-21.
Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1987.
Thiollent M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; 2005.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec;1993.
Freira P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2003.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem: Resolução nº. 3, de 7 de novembro de 2001. Brasília (DF): MS; 2001.
Bedin E, Ribeiro LBM, Barreto RASS. Humanização da assistência de enfermagem em centro cirúrgico. Rev Eletr Enf [internet] 2005. [citado em 12 dez 2009]; 6 (3): 400-9. Disponível em URL: http://www.fen.ufg.br/revista/revista6_3/pdf/13_Revisao3.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Fabio Fortes de Araújo, Ana Clementina Vieira de Almeida, Fernanda Moraes Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.