Estratégias metodológicas no ensino de primeiros socorros para escolares
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v20i6.4764Palavras-chave:
primeiros socorros; educação; criança; aprendizagemResumo
Introdução: A estratégia educacional deve estar ligada ao estágio de desenvolvimento da criança e as atividades lúdicas podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Identificar as estratégias metodológicas utilizadas no ensino de primeiros socorros para escolares. Métodos: Revisão de escopo realizada em março de 2020, em oito fontes de dados nacionais e internacionais. Seguiram-se as recomendações do Instituto Joanna Briggs. Resultados: Incluíram-se 13 estudos de 2013 a 2018. As estratégias metodológicas mais observadas foram: treinamento teórico associado às habilidades práticas, uso do PowerPoint, vídeos, fotos, manequins, desfibrilador externo automático, objetos lúdicos como gaze, ataduras e curativos, roda de conversa interativa, elaboração de situações problemas fictícias, simulação de feridas e queimaduras com xarope e maquiagem, entrega de panfletos informativos, pintura de desenhos, kits de autoinstrução, jogos digitais, de tabuleiro e show de dramatização com marionetes. Quem mais utilizou essas metodologias foram profissionais da saúde, professores e instrutores. Conclusão: Principais estratégias encontradas: elaboração de situações problemas, utilização de jogos e manequins.
Referências
Belela-Anacleto ASC, Mandetta MA. Child injury prevention: a call from the Brazilian Society of Pediatric Nurses. Acta Paul Enferm 2016;29(5):7-8. doi: 10.1590/1982-0194201600068
Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Registro das internações, óbitos segundo a Lista Morb CID-10, na faixa etária 5 a 9 anos, 10 a 14 anos no período de fev/2019 a fev/2020 [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr 07]. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sih/cnv/niuf.def
Carbogim FC, Luiz FS, Oliveira LB, Braz PR, Santos KB, Püschel VAA. Effectiveness of a teaching model in a first aid course: a randomized clinical trial. Texto Contexto Enferm 2020;29:e20180362. doi: 10.1590/1980-265x-tce-2018-0362
Mori FMLV, Edquen SB, Espinoza ZEL, Salazar RS. Competencies of the nurse in educational institutions: a look from educational managers. Rev Gaúch Enferm 2018;39:e2017-015. doi: 10.1590/1983-1447.2018.2017-0152
Kaneto LA, Damião EBC, Verissimo MLOR, Rossato LM, Toriyama ATM, Szylit R. Educational Workshop using games improves self-monitoring of blood glucose among children. Rev Latinoam Enferm 2018;26:e3039. doi: 10.1590/1518-8345.2400.3039
Jurado SR, Vidal VGA, Silva AV, Moreira AS, Bassler TC, Sanchez A. Metodologias ativas no ensino de estudantes de enfermagem: uma revisão sistemática. Nursing (São Paulo) [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 04];22(259):3457-64. Available from: http://www.revistanursing.com.br/revistas/259/pg99.pdf
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, eds. Joanna Briggs Institute Reviewer's Manual, JBI, 2020 [Internet]. [cited 2020 Apr 05]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med 2018;169(7):467-73. doi: 10.7326/M18-0850
Banfai B, Pek E, Pandur A, Csonka H, Betlehem J. ‘The year of first aid’: effectiveness of a 3-day first aid programme for 7-14-year-old primary school children. Emerg Med J 2017;34(8):526-32. doi: 10.1136/emermed-2016-206284.
Bánfai B, Deutsch K, Pandur A, Bánfai-Csonka H, Betlehem J. Preliminary results of teaching first aid to 5–6 year old children – a longitudinal study. Kontakt 2018;20(2):124-9. doi: 10.1016/j.kontakt.2018.03.003
Boada I, Rodriguez-Benitez A, Garcia-Gonzalez JM, Thió-Henestrosa S, Sbert M. 30:2: A game designed to promote the cardiopulmonary resuscitation protocol. Int J Comput Games Technol 2016;2016:1-14. doi: 10.1155/2016/8251461
Bohn A, Lukas RP, Breckwoldt J, Böttiger BW, Aken HV. ‘Kids save lives’: why schoolchildren should train in cardiopulmonary resuscitation. Curr Opin Crit Care 2015;21(3):220-5. doi: 10.1097/MCC.0000000000000204
Borges AKPG. Construindo noções de primeiros socorros com crianças [Dissertação]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina PR; 2015.
Calicchia S, Cangiano G, Capanna S, Rosa M, Papaleo B. Teaching life-saving manoeuvres in primary school. BioMed Res Int 2016;2016:1-6. doi: 10.1155/2016/2647235
Cantarelli KJ, Martins CL, Antoniolli L, Schiavon VC, Moraes LP, Pai DD, et al. Prevention of burns at school environment: report of experience. Rev Bras Queimaduras [Internet]. 2013 [cited 2020 Apr 6];12(3):165-8. Available from: http://rbqueimaduras.org.br/details/163/pt-BR/prevencao-de-queimaduras-em-ambiente-escolar--relato-de-experiencia.
Charlier N, Fraine B. Game‐based learning as a vehicle to teach first aid content: a randomized experiment. J Sch Health 2013;83:493-9. doi: 10.1111/josh.12057
Chung L-Y, Chang R-C. The effect of gender on motivation and student achievement in digital game-based learning: a case study of a contented-based classroom. EURASIA J Math Sci and Tech Ed 2017;13(6):2309-27. doi: 10.12973/eurasia.2017.01227a
Mesquita TM, Albuquerque RS, Bomfim AMA, Sales MLH, Santana MCCP, Ferreira AMV. Educational Resource to first aid education in the teaching-learning process for public school children. Rev Ciênc Plur [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr 6];3(1):35-50. Available from: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11464/8587.
Reveruzzi B, Buckley L, Sheehan M. School‐based first aid training programs: a systematic review. J Sch Health 2016;86:266-72. doi: 10.1111/josh.12373
Sharkey S, Denke L, Herbert MA. Using puppets to teach schoolchildren to detect stroke and call 911. J Sch Nurs 2016;32(4):228-33. doi: 10.1177/1059840516636197
Wilks J, Kanasa H, Pendergast D, Clark K. Beach safety education for primary school children. Int J Inj Contr Saf Promot 2017;24(3):283-92. doi: 10.1080/17457300.2016.1170043
Schroeder DC, Ecker H, Wingen S, Semeraro F, Böttiger BW. Kids Save Lives" - Wiederbelebungstrainings für Schulkinder: Systematische Übersichtsarbeit. Anaesthesist 2017;66(8):589-97. doi: 10.1007/s00101-017-0319-z
Grimaldi MRM, Gonçalves LMS, Melo ACOS, Melo FI, Aguiar ASC, Lima MMN. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Rev Enferm UFSM 2020;10:1-15. doi: 10.5902/2179769236176
Ordónez MJV, Galán CR, Ruiz FC, González LD, Bastida GM. Análisis de una experiencia perdurable de un proyecto educativo de reanimación cardiopulmonar en un centro escolar. Emergencias (Sant Vicenç dels Horts) [Internet]. 2019 [cited 2020 Abr 20];31(3):189-94. Available from: http://emergencias.portalsemes.org/descargar/anlisis-de-una-experiencia-perdurable-de-un-proyecto-educativo-de-reanimacin-cardiopulmonar-en-un-centro-escolar/
Ekaprasetia F, Kristianto H, Susanto T. First Aid Guideline (FAG): A first aid education application for children aged 11-14 years in Indonesia. J Taibah Univ Med Sci 2018;13(6):587-91. doi: 10.1016/j.jtumed.2018.05.002
Dantas RAN, Dantas DV, Silva IRN, Araújo NM, Laurentino AMA, Nunes HMA et al. Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas. Enferm Bras 2018;17(3):259-65. doi: 10.33233/eb.v17i3.1186
Li H, Shen X, Xu X, Wang Y, Chu L, Zhao J, et al. Bystander cardiopulmonary resuscitation training in primary and secondary school children in China and the impact of neighborhood socioeconomic status: A prospective controlled trial. Medicine (Baltimore) 2018;97(40):e12673. doi: 10.1097/MD.0000000000012673
Santana MMR, Toledo LV, Moreira TR, Alves KR, Ribeiro L, Diaz FBBS. Educational intervention in first aid for basic education students. Rev Enferm UFSM 2020;10:1-7. doi: 10.5902/2179769236507
Kua PHJ, White AE, Ng WY, Fook-Chong S, Ng EKX, Ng YY, et al. Knowledge and attitudes of Singapore schoolchildren learning cardiopulmonary resuscitation and automated external defibrillator skills. Singap Med J 2018;59(9):487-99. http://doi.org/10.11622/smedj.2018021
Araújo AR, Gubert FA, Tomé MABG, Martins MC, Fontenele NL, Barros EC. Accident prevention in a day care center: experience with parents, teachers and pre-school children. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr 25];11(4):1671-8. doi: 10.5205/reuol.10438-93070-1-RV.1104sup201709
Kato S, Okamura T, Kuwabara K, Takekawa H, Nagao M, Umesawa M, et al. Effects of a school-based stroke education program on stroke-related knowledge and behaviour modification―school class based intervention study for elementary school students and parental guardians in a Japanese rural area. BMJ Open 2017;7(12):1-7. doi: 10.1136/bmjopen-2017-017632
Santos DR, Ilha S, Costenaro RGS, Antunes BS, Fragoso G. Ações educativas de ensino de primeiros socorros para escolares. Disciplinarum Scientia [Internet]. 2018 [cited 2020 Oct 31];19(3):501-13. Available from: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/2707/2261
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kauanny Vitoria Gurgel dos Santos, Virna Maria Santiago da Silva de Andrade, Gabriel Zambiaze Farias, Hurana Ketile da Cunha, Francisco Ivis Duarte, Isabelle Leite Alves, Daniele Vieira Dantas, Rodrigo Assis Neves Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.