Estratégias metodológicas no ensino de primeiros socorros para escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v20i6.4764

Palavras-chave:

primeiros socorros; educação; criança; aprendizagem

Resumo

Introdução: A estratégia educacional deve estar ligada ao estágio de desenvolvimento da criança e as atividades lúdicas podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Identificar as estratégias metodológicas utilizadas no ensino de primeiros socorros para escolares. Métodos: Revisão de escopo realizada em março de 2020, em oito fontes de dados nacionais e internacionais. Seguiram-se as recomendações do Instituto Joanna Briggs. Resultados: Incluíram-se 13 estudos de 2013 a 2018. As estratégias metodológicas mais observadas foram: treinamento teórico associado às habilidades práticas, uso do PowerPoint, vídeos, fotos, manequins, desfibrilador externo automático, objetos lúdicos como gaze, ataduras e curativos, roda de conversa interativa, elaboração de situações problemas fictícias, simulação de feridas e queimaduras com xarope e maquiagem, entrega de panfletos informativos, pintura de desenhos, kits de autoinstrução, jogos digitais, de tabuleiro e show de dramatização com marionetes. Quem mais utilizou essas metodologias foram profissionais da saúde, professores e instrutores. Conclusão: Principais estratégias encontradas: elaboração de situações problemas, utilização de jogos e manequins.

Biografia do Autor

Kauanny Vitoria Gurgel dos Santos, UFRN

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Virna Maria Santiago da Silva de Andrade, HUOL/UFRN

Residente em Unidade de Terapia Intensiva pelo Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN, Brasil

Gabriel Zambiaze Farias, UFRN

Estudante de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Francisco Ivis Duarte, UFRN

Estudante de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Hurana Ketile da Cunha, UFRN

Estudante de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Isabelle Leite Alves, UFRN

Estudante de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Daniele Vieira Dantas, UFRN

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ntal, RN, Brasil

Rodrigo Assis Neves Dantas, UFRN

Enfermeiro, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Vice-líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva (NEPET)/CNPq, Natal, RN, Brasil

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Publicado

2022-02-07