Construção e refinamento de um web aplicativo para o ensino da medida da pressão arterial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v20i5.4767

Palavras-chave:

determinação da pressão arterial; pressão arterial; hipertensão; educação em enfermagem; materiais de ensino

Resumo

Introdução: A medida da pressão arterial realizada para o diagnóstico, controle e tratamento da hipertensão arterial é considerada um procedimento simples e fácil, mas que requer cuidados para a obtenção de resultados fidedignos. Objetivo: Construir e refinar um web aplicativo para o ensino da medida da pressão arterial. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido no período de agosto a novembro de 2017, em quatro fases: Levantamento na literatura; Produção de infográficos, vídeos e fotos; Organização e agrupamento dos dados; Discussão sobre o formato do web aplicativo. Após a construção, realizou-se um refinamento de face e de conteúdo por cinco juízes. Resultados: O web aplicativo foi construído com vídeos, fotos, textos e infográficos sobre a medida da pressão arterial nas artérias braquial, radial e poplítea No refinamento analisou-se os aspectos pedagógicos e os técnicos, e foi considerada uma boa estratégia de ensino-aprendizagem a ser utilizada por discentes. Conclusão: A contribuição reside na oportunidade da utilização da ferramenta construída a partir de diversos recursos e do conhecimento científico atualizado para o ensino da medida correta da pressão arterial, o que contribui para a aquisição de competências necessárias para a prática clínica profissional segura.

Biografia do Autor

Bárbara Caroliny Pereira Costa, USP

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental, Universidade de São Paulo (EERP/USP), Grupo de pesquisa: Processo Saúde-doença na Perspectiva Sociocultural, Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial (GIPHA-DEGE-EERP/USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Eugenia Velludo Veiga, USP

Enfermeira, Professora titular, Universidade de São Paulo (EERP/USP), Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial (GIPHA-DEGE-EERP/USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Fábio de Souza Terra, UNIFAL

Enfermeiro, Professor titular, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), Alfenas, MG, Brasil

Jeferson Cardoso Costa, USP

Cirurgião Dentista, Residente no Programa de Atenção ao Câncer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Silvana Maria Coelho Leite Fava, UNIFAL

Enfermeira, Professora titular, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), Grupo de pesquisa: Processo Saúde-doença na Perspectiva Sociocultural, Alfenas, MG, Brasil

Zélia Marilda Rodrigues Resck, UNIFAL

Enfermeira, Professora titular, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), Alfenas, MG, Brasil

Referências

Barroso WKS, Rodrigues CIS, Bortolotto LA, Gomes MAM, Brandão AA, Feitosa ADM. et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol Arq Bras Cardiol 2021;116(3):516-658. doi: 10.36660/abc.20201238

Azzolin GM. O ensino da medida de pressão arterial no curso de enfermagem. Rev Saúde e Ciência 2018;7(3):134-46. doi: 10.35572/rsc.v7i3.147

Pereira BC, Nascimento MGG, Lima RS, Dázio EMR, Fava SMCL. Knowledge and skills about measuring blood pressure among nursing undergraduate students. Rev Pesqui Cuid Fundam 2018;10(3):729-36. doi: 10.9789/2175-5361.2018.v10i3.729-736

Pereira BC, Lima RS, Fava SMCL. Tipos de estratégias utilizadas para o ensino da medida da pressão arterial: revisão integrativa. Rev Enferm UFJF 2018;4(2):149-56. doi: 10.34019/2446-5739.2018.v4.14028

Polit DE, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2018. 456 p.

Sociedade Brasileira de Cardiologia. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2016 [cited 2021 Oct 29];107(3Supl3):1-83. Available from: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2016/05_HIPERTENSAO_ARTERIAL.pdf

Campos Junior HS. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Analecta 2018;4(4).

Pereira BC, Veiga EV, Terra FS, Santos CA, Fava SMCL, Resck ZMR. Web aplicativo como estratégia para o ensino da medida da pressão arterial na enfermagem. Evidentia [Internet]. 2019 [cited 2020 Oct 25];16:e12533. Available from: http://ciberindex.com/p/ev/e12533

Oliveira TMF, Almeida TCF. Adequação do manguito durante a medida da pressão arterial: uma revisão integrativa. Ciência e Saúde 2015;8(1):35-41. doi: 10.15448/1983-652X.2015.1.19419

Bellan MC, Alves VC, Neves MLS, Lamas JLT. Revalidation of game for teaching blood pressure auscultatory measurement: a pilot study. Rev Bras Enferm 2017;70(6):1224-33. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0578

Bachur CK, Bachur JA, Candido SS, Machado JP, Daniel ACQG, Silva e Silva CM, et al. The use of active methodologies as teaching strategies of measuring blood pressure. J Hum Growth Dev 2020;30(3):443-50. doi: 10.7322/jhgd.v30.11112

Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rev Thema 2017;14(1):268-288. doi: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Nascimento JL, Feitosa RA. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Res Soc Dev 2020;9(9):e622997551. doi: 10.33448/rsd-v9i9.7551

Souza EFD, Silva AG, Silva AILF. Active methodologies for graduation in Nursing: focus on the health care of older adults. Rev Bras Enferm 2018;71(suppl 2):920-4. https:/doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0150

Morais WO, Silva e Silva DL, Pereira LLA, Rêgo OAP, Santos CF, Moreira E. O uso de tecnologia como metodologia de ensino? Escolas do ensino médio. Pesquisa em Foco 2019;24(1):142-60. doi: 10.18817/pef.v24i1.2032

Pereira FGF, Frota NM, Silva DV, Cysne Filho FMS. Evaluation of an application program for the teaching of vital signs. Rev Mineira Enferm 2017;21:e-1034. doi: 10.5935/1415-2762.20170044

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNES/CES nª 3 de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União, Brasília (DF); 2001 [Internet]. [cited 2021 Oct 29]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Avelino CCV, Costa LCS, Buchhorn SMM, Nogueira DA, Goyatá SLT. Teaching-learning evaluation on the ICNP® using virtual learning environment. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [cited 2020 Oct 24];70(3):630-7. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0545

Freitas PC, Duarte Filho NF. Aprendizagem móvel: percepções quanto à utilização por docentes da educação profissional e tecnológica. Rev EDaPECI- Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais [Internet]. 2018 [cited 2020 Nov 12];18(2). doi: 10.29276/redapeci.2018.18.28568.50-63

Lara EMO, Lima VV, Mendes JD, Ribeiro ECO, Padilha RQ. The teacher in active methodologies and the nuances between teaching and learning: challenges and possibilities. Interface (Botucatu) 2019;23:e180393. doi: 10.1590/Interface.180393

Downloads

Publicado

2021-11-20

Edição

Seção

Artigos originais