Atividade lúdica no processo educacional ao paciente estomizado

Autores

  • Nataly da Silva Gonçalves UFPE
  • Iago Vieira Gomes UPE
  • Fernanda Caroline Florêncio UFPE
  • Ilana Brito Ferraz de Souza UFPE
  • Solange Queiroga Serrano UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v20i3.4813

Palavras-chave:

estomia; educação em saúde; cuidados de enfermagem

Resumo

Introdução: A estomia intestinal é um procedimento cirúrgico que liga o meio interno ao externo da parede abdominal. Pacientes submetidos a esse procedimento necessitam de orientações sobre sua nova condição de vida. Objetivo: Avaliar o entendimento adquirido pelo paciente estomizado após a aplicação de uma atividade lúdica como ferramenta de orientações de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na clínica cirúrgica de um hospital público. Aplicou-se entrevista semiestruturada aos participantes, para avaliar jogo educacional com orientações de enfermagem ao paciente estomizado. Resultados: Dos sete pacientes inclusos, quatro eram do sexo masculino, com faixa etária de 22 a 49 anos. Dos depoimentos analisados surgiram três classes temáticas: Conhecimento do paciente sobre estomia; Aprendizagem vinculada ao jogo educativo e Dificuldades apresentadas pelos pacientes estomizados, na aplicação do jogo educacional. As orientações em saúde por intermédio da atividade lúdica, é uma fonte enriquecedora que incentiva o autocuidado de maneira adequada aos pacientes com estoma intestinal. A atividade lúdica forneceu orientações ao paciente para os cuidados com seu estoma intestinal no intuído de prevenir complicações. Conclusão: As orientações da enfermagem fornecidas por intermédio da atividade lúdica podem ser caracterizadas como uma ferramenta efetiva no estímulo do autocuidado a paciente estomizados.

Biografia do Autor

Nataly da Silva Gonçalves, UFPE

Enfermeira, Residente em Oncologia do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)

Iago Vieira Gomes, UPE

Enfermeiro especialista em Terapia Intensiva, com Residência em Ortopedia e Traumatologia, pelo Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco – CAV/UFPE, Mestrando em Enfermagem pela Universidade Estadual de Pernambuco – UPE e Universidade Estadual da Paraíba UFPB

Fernanda Caroline Florêncio, UFPE

Enfermeira Especialista em urgência e emergência/UTI, com Residência em Traumato-ortopedia pelo Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco – CAV/UFPE

Ilana Brito Ferraz de Souza , UFPE

Enfermeira com Residência em Enfermagem Cirúrgica, pelo Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco – CAV/UFPE

Solange Queiroga Serrano, UFPE

Enfermeira, Professora Adjunta do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE), Coordenadora Pedagógica do Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem do Hospital Getúlio Vargas (CAV/UFPE/HGV-SES) Vitória de Santo Antão, PE

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Publicado

2021-08-12

Edição

Seção

Artigos originais