Perfil de acadêmicos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v21i2.4947

Palavras-chave:

Enfermagem, Medicina, Estudantes, Universidades

Resumo

Introdução: A conquista de uma vaga em um curso superior é um momento de grande realização, porém várias mudanças e dificuldades permeiam a trajetória acadêmica. Objetivo: Conhecer o perfil sociodemográfico, hábitos de vida, doença crônica e dados acadêmicos dos acadêmicos dos cursos de enfermagem e de medicina de uma universidade pública. Métodos: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, desenvolvido de outubro a dezembro de 2020, com 272 acadêmicos. Após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi realizada a coleta de dados com aplicação de questionário com 34 questões pelo Google Forms. Foi utilizada análise descritiva das variáveis, por meio de frequência absoluta, relativa, medidas de tendência central e dispersão. Resultados: A maioria era do sexo feminino, até 22 anos de idade, solteiros(as), cor/etnia branca, católicos(as), não fumantes e não possuía doença crônica. Além disso, a maior parte dos participantes se identificavam e estavam satisfeitos com o curso, não possuíam dependência em disciplinas, mantinham-se financeiramente com ajuda da família e desenvolviam atividades extracurriculares. Conclusão: É importante o conhecimento do perfil dos acadêmicos dos cursos de enfermagem e de medicina para a elaboração de estratégias que beneficiem o aprendizado, o bem-estar e a sua manutenção na instituição de ensino superior.

Biografia do Autor

Sérgio Alves Dias Júnior, UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil

Evelise Aline Soares, UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil

Zélia Marilda Rodrigues Resck, UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil

Denismar Alves Nogueira, UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil

Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil

Fábio de Souza Terra, UNIFAL

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Brasil

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Qual é a diferença entre faculdades, centros universitários e universidades? [Internet]. [cited 2020 Fev 4]. Available from: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/127-perguntas-frequentes-911936531/educacao-superior-399764090/116-qual-e-a-diferenca-entre-faculdades-centros-universitarios-e-universidades

Porto MAS, Soares AB. Expectativas e adaptação acadêmica em estudantes universitários. Psicol Teor Prat 2017;19(1):208-19. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p208-219

Schleich ALR, Polydoro SAJ, Santos AAA. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica [Internet] 2006;5(1):11-20. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000100003

Porto MAS, Soares AB. Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Análise Psicológica 2017;35(1):13-24. doi: 10.14417/ap.1170

Soares AB, Monteiro MC, Maia FA, Santos ZA. Comportamentos sociais acadêmicos de universitários de instituições públicas e privadas: o impacto nas vivências no ensino superior. Pesquisas e Práticas Psicossociais [Internet] 2019 [cited 2022 Mar 25];14(1):1-16. Available from: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/1783/2076

Ferreira, FMPB, Mota LAN, Brito IS, Santos MR. Perfil de saúde dos estudantes de enfermagem: diagnóstico epidemiológico a partir do modelo PRECEDE-PROCEED. Rev Enf Ref 2017;4(15):91-103. doi: 10.12707/RIV17047

Santos JS, Silva RN, Ferreira MA. Saúde da população LGBTI+ na Atenção Primária à Saúde e a inserção da Enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm 2019;4(23):e20190162. doi: 10.1590/2177-9465-ean-2019-0162

Alves B, Gonçalves MB, Fontoura LV, Neves GD. Perfil sexual de estudantes universitários. Rev Bras Promoç Saúde 2017;30(4):1-8. doi: 10.5020/18061230.2017.6219

Ziapour A, Kianipour N. Health-related quality of life among university students: the role of demographic variables. Journal of Clinical and Diagnostic Research 2018;12(3):1-4. doi: 10.7860/jcdr/2018/29161.11258

Fonseca R, Escola J, Carvalho AA, Loureiro A. Perfil sociodemográfico de estudantes universitários: estudo descritivo-correlacional entre uma universidade portuguesa e brasileira. Educ Foco 2019;24(1):342-66. doi: 10.34019/2447-5246.2019.v23.26040

Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior [cited 2022 Mar 25]. [cited 2021 Mai 24]. Available from: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf

Pinheiro M, Santos EC. Ensino superior e experiência religiosa: o perfil religioso de estudantes de graduação em educação física. Revista Tecer 2017;10(19):101-11. Available from: https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/tec/article/view/1449/895

Swatowiski C, Silva D, Alvarenga O. Religião no contexto universitário: uma pesquisa entre estudantes de Ciências Sociais e Psicologia da UFU. Interseções 2018;20(2):388-411. doi: 10.12957/irei.2018.39031

Vizzotto MM, Jesus SN, Martins AC. Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Rev Psicol Saúde 2017;9(1):59-73. doi: 10.20435/pssa.v9i1.469

Santos LA, Andrade IS, Souza TA, Leal IB, Kameo SY, Neves SOC, et al. A ansiedade e o distanciamento familiar em estudantes universitários. REAS/EJCH 2020;12(11):1-8. doi: 10.25248/reas.e4933.20

Josiane VC, Carlos FMG, Ronaldo JPJ, Daniel AS. Estresse em estudantes universitários: uma abordagem epidemiológica. Rev Enferm UFPE on line 2019;13(1):e241547. doi: 10.5205/1981-8963.2019.241547

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Características gerais dos domicílios e dos moradores 2019 [Internet]. [cited 2021 Mai 25]. Available from: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf

Santos JER, Lucio LG, Rosa APT, Silva EM, Silva DA. Estudar e trabalhar: motivações e dificuldades de graduandos de Enfermagem. Revista Nursing [Internet]. 2020;23(262):3677-82. Available from: www.revistanursing.com.br/revistas/263/pg21.pdf

Araújo MA, Vieira CX, Mascarenhas CHM. Prevalência do consumo de drogas lícitas e ilícitas por estudantes universitários. Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog 2018;14(3):144-50. doi: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000342

Mendonça AKRH, Jesus CVF, Lima OS. Fatores associados ao consumo alcoólico de risco entre universitários da área da saúde. Rev Bras Educ Med 2018:42(1):205-13. doi: 10.1590/1981-52712018v42n1RB20170096

Gómez CZ, Landeros RP, Noa PM, Patricio MS. Consumo de alcohol, tabaco y otras drogas en jóvenes universitarios. Cienc Serv Salud Nutr 2017;16(4):1-9. doi: 10.29105/respyn16.4-1

Nogueira MJ, Sequeira C. Predictors of psychological well-being in higher education students. Rev Rol Enferm [Internet] 2020 [cited 2022 Mar 25];43(1):356-63. Available from: https://www.researchgate.net/publication/338674211_Preditores_de_Bem-estar_Psicologico_em_Estudantes_do_Ensino_Superior

Guimarães MR, Batista AMO, Santos IMS, Vale MPSS, Moura IH, Silva ARV. Estilo de vida e fatores associados entre estudantes universitários. Rev Enferm UFPE on line 2017;11(8):3228-35. doi: 10.5205/reuol.11135-99435-1-ED.1108sup201706

Morais HCC, Cavalcante SN, Nascimento LB, Mendes IC, Nascimento KP, Fonseca R. Fatores de risco modificáveis para doenças crônicas não transmissíveis entre estudantes universitários. Rev Rene (Online) 2018;19:e3487. doi: 10.15253/2175-6783.2018193487

Souza RC, Souza LC, Costa JB, Soares WD, Cruz AFP. O uso de antidepressivos em estudantes da área da saúde. Brazilian Journal of Development 2021;7(4):40842-52. doi: 10.34117/bjdv7n4-511

Cavalcanti ITN, Andrade CSM, Tiryaki GF, Costa LCC. Desempenho acadêmico e o sistema de cotas no ensino superior: evidência empírica com dados da Universidade Federal da Bahia. Avaliação 2019;24(1):305-27. doi: 10.1590/S1414-407720190001000016

Alves MCM, Ramos JES, Borba MC, Moutinho LMG, Cabral RM. Causas para evasão no primeiro período dos cursos das engenharias agrarias. Revista CAMINE: Caminhos da Educação 2017;9(2):52-77. doi: 10.5016/camine.v9i2.2207

Pinto NGM, Quadros MRC, Cruz FV, Conrad CC. Satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro: uma análise das evidências empíricas. Revista Brasileira de Ensino Superior 2017;3(2):3-17. doi: 10.18256/2447-3944.2017.v3i2.1600

Mallet ALR, Fernandes APJF, Kitchenman RSR, Giovanini FCM, Kestenberg D, Andrade LPLS. Enfermeiros na graduação médica: experiências e perspectivas nas duas graduações. Braz J Develop 2020;6(12):95984-96000. doi: 10.34117/bjdv6n12-186

Guimarães JMC, Vieira RS, Oliveira VL, Carneiro RS. Habilidades sociais e autoeficácia em universitários. Polêmica 2019;19(2):37-49. doi: 10.12957/polemica.2019.47378

Pereira TJ, Trentino JP, Alves FC, Puggina AC. Fatores que interferem na qualidade dos relacionamentos interpessoais de alunos de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm 2019;23(1). doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2018-0159

Brito ACTC, Souza KR, Almeida VL. Política pública de assistência estudantil no Ensino Superior: o Programa Bolsa Permanência na Universidade Federal da Grande Dourados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 2021;16(2):508-23. doi: 10.21723/riaee.v16i2.13671

Machado MLM, Correia PMS, Salles WN, Marinho A, Farias GO. Percepções socioambientais de estudantes de licenciatura em educação física de uma universidade pública de Santa Catarina: associações com características pessoais. Conexões: Educ Fís 2018;16(1):31-48. doi: 10.20396/conex.v16i1.8649894

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Artigos originais