Impacto no conhecimento de estudantes de enfermagem sobre rastreamento dos valores da pressão arterial
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v21i3.5034Palavras-chave:
Determinação da Pressão Arterial; Pressão Arterial; Hipertensão; Materiais de Ensino; Educação em EnfermagemResumo
Introdução: A Hipertensão Arterial é um problema importante de saúde pública. A eficácia, como a celeridade no diagnóstico e no tratamento são imprescindíveis. Objetivo: Realizar treinamento e capacitação de alunos de graduação em enfermagem sobre o rastreamento dos valores da pressão arterial e analisar o impacto no conhecimento teórico sobre a medida indireta da pressão arterial. Métodos: Estudo transversal, do tipo antes e depois, realizada com 16 estudantes de graduação em enfermagem. Estes foram convidados a preencher um formulário validado previamente e posteriormente ao Workshop, que contou com aula expositivo-dialogada via Google Meet e vídeo educativo. Resultados: Houve melhora no conhecimento dos alunos de enfermagem quanto as etapas da medida indireta da pressão arterial após a participação no Workshop, sobretudo nas etapas de: cuidados e alterações no uso do manguito, entre outras. Entretanto é necessário melhorarem nas etapas de preparo do paciente e ambiente e calibração. Conclusão: Ao avaliar o impacto do Workshop, verifica-se que houve aprendizado significativo entre os estudantes em algumas das etapas da medida indireta da pressão arterial. O que sugere que a estratégia Workshop pode ser adotada também junto a outros procedimentos que envolvem a formação do enfermeiro.
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