Ensino remoto emergencial e morbidade autorreferida no contexto da pandemia por covid-19: percepção entre graduandos de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v21i3.5211Palavras-chave:
ensino online; morbidade; pandemias, COVID-19Resumo
Objetivo: Verificar a percepção entre graduandos de Enfermagem de uma instituição pública de ensino, sobre a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em 2020, devido à pandemia SARS-CoV e a morbidade autorreferida. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, com correlação entre variáveis. Os dados foram coletados, em 2021, de forma online, pela plataforma Google Forms, com questões sociodemográficas, experiência do ERE e de morbidade autorreferida. A análise estatística foi realizada pelo software IBM-SPSS versão 20, uso do teste de Kruskall-Wallis e teste de comparação múltipla a partir da correção de Bonferroni par a par. Resultados: Participaram 140 graduandos de Enfermagem de 1ª a 4ª. série, a maioria com idade até 22 anos (74,3%), residiam na zona urbana (95%); não receberam qualquer benefício ou ajuda financeira durante a pandemia (67,8%); somente 7,9% dos alunos dispunham apenas de internet dos dados móveis do celular; os docentes de Enfermagem foram os que mais participaram na orientação sobre o ERE; consideraram regular a metodologia do ERE (55%); as aulas foram mistas - sincrônicas e assincrônicas (82,2%). Sobre morbidade autorreferida, entre os sinais e sintomas com significância estatística estavam: medo, sensação que algo ruim iria acontecer; mais sensível; inquietação, nervoso, irritação; bloqueio de pensamento; esquecimento, tristeza constante, choro fácil, fadiga e desânimo ao final do dia. Conclusão: Os dados obtidos desvelaram fragilidades do ERE implantado; sentimentos e necessidades manifestados pelos alunos, que podem subsidiar intervenções no curso de graduação em Enfermagem e outras pesquisas neste contexto.
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