Limitações da disciplina de educação em saúde em um curso de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i3.5319Palavras-chave:
ensino, estudantes de enfermagem, modelos educacionais, educação em saúdeResumo
Introdução: A educação em saúde é compreendida em sua complexidade, apresentando-se multifacetada trazendo consigo várias concepções, tanto da saúde quanto da educação. Objetivo: Compreender a importância das atividades de educação em saúde durante a formação acadêmica em um curso de enfermagem. Métodos: Abordagem qualitativa, exploratória-descritiva, desenvolvido com 15 participantes. A coleta de dados ocorreu na modalidade virtual no período de maio e junho de 2022 e o processamento dos dados foi mediante o software Iramuteq. Resultados: A análise de discurso conduziu ao entendimento de que as principais limitações da disciplina de educação em saúde envolvem escassez de carga horária e excesso de conteúdo teórico, de maneira que não permite oportunidades para materializá-la de forma prática no sentido de concretização dos conhecimentos e fortalecimento da relação teórico-prática. Conclusão: Portanto, recomendam-se futuros estudos de intervenção, bem como a efetivação da curricularização de extensão.
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