Limitações da disciplina de educação em saúde em um curso de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i3.5319

Palavras-chave:

ensino, estudantes de enfermagem, modelos educacionais, educação em saúde

Resumo

Introdução: A educação em saúde é compreendida em sua complexidade, apresentando-se multifacetada trazendo consigo várias concepções, tanto da saúde quanto da educação. Objetivo: Compreender a importância das atividades de educação em saúde durante a formação acadêmica em um curso de enfermagem. Métodos: Abordagem qualitativa, exploratória-descritiva, desenvolvido com 15 participantes. A coleta de dados ocorreu na modalidade virtual no período de maio e junho de 2022 e o processamento dos dados foi mediante o software Iramuteq. Resultados: A análise de discurso conduziu ao entendimento de que as principais limitações da disciplina de educação em saúde envolvem escassez de carga horária e excesso de conteúdo teórico, de maneira que não permite oportunidades para materializá-la de forma prática no sentido de concretização dos conhecimentos e fortalecimento da relação teórico-prática. Conclusão: Portanto, recomendam-se futuros estudos de intervenção, bem como a efetivação da curricularização de extensão.

Biografia do Autor

Maria Clara Soares Dantas, UFCG

Enfermeira, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil

Ana Cláudia de Queiroz, UFCG

Enfermeira, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil

Andrielly Cavalcante Fonseca, UFCG

Enfermeira, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil

Monique Pereira da Silva, UFCG

Enfermeira, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil

Marcela Samara Lira da Silva, UFCG

Enfermeira, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, PB, Brasil

Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, UFCG

Enfermeira, docente adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, PB, Brasil

Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueiredo, UFCG

Enfermeira, docente adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, PB, Brasil

Luciana Dantas Farias de Andrade, UFCG

Enfermeira, docente adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité, PB, Brasil

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Publicado

2023-07-09

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Seção

Artigos originais