Avaliação do conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i4.5474Palavras-chave:
Lesão por Pressão, Enfermagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão. Métodos: Estudo transversal, realizado em maio de 2022, com acadêmicos da enfermagem do quarto ao nono semestre de uma universidade pública do sul do Brasil. A amostra foi composta por 83 alunos. O instrumento foi construído pelas autoras com base no Teste de Conhecimento de Caliri-Pieper, sendo considerado conhecimento adequado na ocorrência de, no mínimo, 90% de acertos. A coleta de dados ocorreu online, por meio do Google Forms®. Os dados foram analisados com estatística descritiva, com Teste T e com o teste não paramétrico de Wilcoxon. Resultados: A idade média foi 24,8 ± 3,7 anos, com predominância do sexo feminino (77; 92,8%). A avaliação do conhecimento demonstrou acertos de 18,5(68,5 %) questões, respostas erradas de 5,1 (19%) e desconhecimento de 3,4(12,5%). O semestre com maior número de acertos foi o quinto (19,5 questões;72,2%; p = 0,956). No quarto semestre ocorreu o maior desconhecimento (5,8 questões; 21,3%; p = 0,404), assim como com o maior número de questões erradas (3,9 questões; 14,4%; p = 0,268). Não houve valores maiores ou iguais a 90% (44,4 a 85,2%) de acertos nas respostas dos acadêmicos. Conclusão: O estudo demonstrou que os acadêmicos não possuem conhecimento adequado sobre o assunto, necessitando aprimoramento para qualificar a assistência a ser prestada nos estágios e enquanto profissional. Sugere-se a revisão dos conteúdos curriculares ministrados, assim como a realização de projetos de extensão focados no tema.
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