Implantação de códigos de resposta rápida no laboratório: tecnologias de ensino em anatomia humana
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i6.5542Palavras-chave:
Aprendizagem; Anatomia; Tecnologia Educacional.Resumo
Objetivo: Implantar tecnologias educacionais para o estudo de anatomia humana no laboratório de uma universidade pública. Métodos: Pesquisa-ação qualitativa, descritiva e exploratória. Na fase de pesquisa os participantes responderam as questões de caracterização sociodemográfica e a respeito da temática de forma on-line. Na fase de ação, buscou-se na literatura estratégias de ensino de anatomia por meio da inserção de tecnologias, destacando o uso de sites educativos e códigos de resposta rápida. Dessa forma, foi elaborado um site de forma gratuita, e elaborados e fixados códigos de resposta rápida nas peças. Os dados de caracterização foram submetidos a estatística descritiva simples e os dados qualitativos a análise interpretativa. O estudo seguiu todos os preceitos éticos vigentes (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética: 56265422.0.0000.9247). Resultados: Participaram da pesquisa 36 alunos, com idade média de 24 anos. Os participantes tiveram aulas de anatomia de forma híbrida (28%), e 72% (n=26) participaram de monitoria presencial. Ainda, 89% utilizaram a internet como forma de complementar os estudos. Dessa forma, o site elaborado possui quatro abas: apresentação, normas, cursos e disciplinas e sistemas, esta última é subdivida nos dez principais sistemas estudados na anatomia sistêmica, sendo acessados por meio de códigos de resposta rápida fixados nas peças. Conclusão: Os elementos de desenvolvimento tecnológico e de inovação presentes na pesquisa foram a construção do site e a implantação dos códigos de resposta rápida no laboratório de anatomia, como tecnologias educacionais para o estudo, possuem fácil acesso e baixo custo, bem como não exigem materiais e equipamentos caros.
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