Implantação de códigos de resposta rápida no laboratório: tecnologias de ensino em anatomia humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i6.5542

Palavras-chave:

Aprendizagem; Anatomia; Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: Implantar tecnologias educacionais para o estudo de anatomia humana no laboratório de uma universidade pública. Métodos: Pesquisa-ação qualitativa, descritiva e exploratória. Na fase de pesquisa os participantes responderam as questões de caracterização sociodemográfica e a respeito da temática de forma on-line. Na fase de ação, buscou-se na literatura estratégias de ensino de anatomia por meio da inserção de tecnologias, destacando o uso de sites educativos e códigos de resposta rápida. Dessa forma, foi elaborado um site de forma gratuita, e elaborados e fixados códigos de resposta rápida nas peças. Os dados de caracterização foram submetidos a estatística descritiva simples e os dados qualitativos a análise interpretativa. O estudo seguiu todos os preceitos éticos vigentes (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética: 56265422.0.0000.9247). Resultados: Participaram da pesquisa 36 alunos, com idade média de 24 anos. Os participantes tiveram aulas de anatomia de forma híbrida (28%), e 72% (n=26) participaram de monitoria presencial. Ainda, 89% utilizaram a internet como forma de complementar os estudos. Dessa forma, o site elaborado possui quatro abas: apresentação, normas, cursos e disciplinas e sistemas, esta última é subdivida nos dez principais sistemas estudados na anatomia sistêmica, sendo acessados por meio de códigos de resposta rápida fixados nas peças. Conclusão: Os elementos de desenvolvimento tecnológico e de inovação presentes na pesquisa foram a construção do site e a implantação dos códigos de resposta rápida no laboratório de anatomia, como tecnologias educacionais para o estudo, possuem fácil acesso e baixo custo, bem como não exigem materiais e equipamentos caros.

Biografia do Autor

Gabrieli Fernandes Travagim, UNESPAR

Graduada em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil 

Marcela Fernandes Travagim, UNESPAR

Graduada em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná. Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil  

João Pedro Roéfero Silva, UNESPAR

Graduado em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil

Maria Eduarda da Silva Secato, UNESPAR

Graduanda em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil 

Gabriela Monteiro Silva, UNESPAR

Graduanda em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil  

Célia Maria Gomes Labegalini, UNESPAR

Docente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil

Maria Antonia Ramos Costa, UNESPAR

Doutora em Enfermagem, Docente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil  

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Publicado

2024-01-28

Edição

Seção

Artigos originais