Práticas educativas do enfermeiro na atenção í  saúde sexual do adolescente

Authors

  • Simone Maria de Araujo Maia Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)
  • Ana Cristina Oliveira Universidad nacional de Rosario, Argentina (UNR-Ar)
  • Nelva Jane Duarte Nicknig Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)
  • Edson Jorge Pereira da Silva Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i2.1000

Abstract

Introdução: O Ministério da Saúde segue a convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) que delimita como adolescência o perí­odo entre 10 e 19 anos, 11 meses e 29 dias de idade. É um ciclo caracterizado pelo desenvolvimento biopsicossocial, o qual se inicia com as transformações corporais da puberdade e termina com a inserção social, proï¬ssional e econômica. Objetivo: O objetivo do trabalho foi apresentar de forma clara a atuação do enfermeiro nas práticas educativas em saúde e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados com a sua saúde sexual. Método: O universo do estudo foi composto pelo total de 15 adolescentes assistidos, entre 10 e 16 anos. O estágio ocorreu no perí­odo entre 16 de agosto e 21 de outubro de 2016 em uma instituição do Sistema Único de Saúde e a atividade foi no ambiente escolar. Resultados: Foi realizada uma análise sucinta das discussões feitas no grupo de adolescentes durante a prática educativa. Conseguiu-se perceber a relevância de duas categorias: Relação saúde e escola e Apoio da famí­lia na saúde sexual do adolescente. Conclusão: Esta pesquisa nos levou a refletir sobre a importância das práticas educativas de saúde pelo enfermeiro em programas de orientação não só para os adolescentes, mas também para os pais e educadores com a finalidade de instrumentalizá-los para poderem lidar de forma mais adequada e menos angustiante nesta nova fase.

Palavras-chave: educação em saúde, adolescente, saúde sexual.

Author Biographies

Simone Maria de Araujo Maia, Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

Especialista em Saúde Pública pela Universidade Gama Filho, Docente da Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

Ana Cristina Oliveira, Universidad nacional de Rosario, Argentina (UNR-Ar)

D.Sc.,  Universidad nacional de Rosario, Argentina (UNR-Ar),

Nelva Jane Duarte Nicknig, Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

Graduanda da Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

Edson Jorge Pereira da Silva, Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

Graduando da Universidade Anhanguera Educacional (UNIAN)

References

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

Jager ME, Batista FA, Perrone CM, Santos SS, Dias ACG. O adolescente no contexto da saúde pública brasileira: Reflexões sobre o prosad. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil. Psicologia em Estudo 2014;19(2):211-21.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

Cervera DPP, Parreira BDM, Goulart BF. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciênc Saúde Coletiva 2011;16(1):1547-54.

Colomé JS, Leidens CO. Educação em Saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm 2012;21(1):177-84.

Oliveira RL, Santos MEA. Educação em saúde da família: conhecimentos e práticas do enfermeiro. Revista Enfermagem Integrada 2011;4(2):13-9.

Silva MAI, Mello FCM, Monteiro RA, Porto DL, Sardinha LMV, Freitas PCF. Saúde sexual dos adolescentes segundo a Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares. Rev Bras Epidemiol 2011;14(1)Supl.:147-56.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Marco teórico e referencial: saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Souza MM, Brunini S, Almeida NAM, Munari DB. Programa educativo sobre sexualidade e DST: relato de experiência com grupo de adolescentes. Rev Bras Enferm 2007;60(1):102-5.

Santos CC, Ressel LB. O adolescente no serviço de saúde. Adolescência e Saúde 2013;10(1):53-5.

Santos MAS, Pratta EMM. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em estudo 2007;12(2):247-56.

Gubert D, Madureira VSF. Iniciação sexual de homens adolescentes. Ciênc Saúde Coletiva 2009;14(4).

Published

2017-05-29

Issue

Section

Experience reports