Práticas educativas do enfermeiro na atenção í saúde sexual do adolescente
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v16i2.1000Resumen
Introdução: O Ministério da Saúde segue a convenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) que delimita como adolescência o período entre 10 e 19 anos, 11 meses e 29 dias de idade. É um ciclo caracterizado pelo desenvolvimento biopsicossocial, o qual se inicia com as transformações corporais da puberdade e termina com a inserção social, proï¬ssional e econômica. Objetivo: O objetivo do trabalho foi apresentar de forma clara a atuação do enfermeiro nas práticas educativas em saúde e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados com a sua saúde sexual. Método: O universo do estudo foi composto pelo total de 15 adolescentes assistidos, entre 10 e 16 anos. O estágio ocorreu no período entre 16 de agosto e 21 de outubro de 2016 em uma instituição do Sistema Único de Saúde e a atividade foi no ambiente escolar. Resultados: Foi realizada uma análise sucinta das discussões feitas no grupo de adolescentes durante a prática educativa. Conseguiu-se perceber a relevância de duas categorias: Relação saúde e escola e Apoio da família na saúde sexual do adolescente. Conclusão: Esta pesquisa nos levou a refletir sobre a importância das práticas educativas de saúde pelo enfermeiro em programas de orientação não só para os adolescentes, mas também para os pais e educadores com a finalidade de instrumentalizá-los para poderem lidar de forma mais adequada e menos angustiante nesta nova fase.
Palavras-chave: educação em saúde, adolescente, saúde sexual.
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