Construção participativa de uma gerontotecnologia sobre acidente vascular cerebral

Authors

  • Geisieli Maria Sgrignoli Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Célia Maria Gomes Labegalini Universidade Estadual de Maringá
  • Marina Bennemann de Moura Universidade Estadual de Maringá
  • Isabela Vanessa Tavares Cordeiro Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Lí­gia Carreira Universidade Estadual de Maringá
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.1184

Abstract

Introdução: O envelhecimento populacional é um fato marcante neste século e impactou na organização social e dos serviços de saúde, necessitando de ampliação dos serviços prestados a este grupo etário especialmente no que se refere í  educação e promoção da saúde. Objetivo: Descrever o processo contextualizado e participativo da construção de uma gerontotecnologia educativa na atenção básica sobre acidente vascular cerebral. Material e métodos: Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem qualitativa, elaborada a partir das demandas de idosos usuários de uma unidade básica de saúde. Foi construí­do um ví­deo educativo validado por experts na área e por idosos. Resultados: Os resultados foram organizados em: a elaboração da gerontotecnologia educativa; a adequação por juí­zes; e roda de conversa e adequação pelos idosos participantes. A elaboração participativa e dialogada de uma gerontotecnologia auxilia no processo de ensino-aprendizagem dado seu potencial educativo, por pautar-se nas necessidades reais dos idosos. Conclusão: O percurso metodológico de construção e adequação da gerontotecnologia educativa na temática acidente vascular cerebral mostrou-se oportuna e possí­vel para abordagem de idosos em sala de espera de unidades básicas de saúde.

Palavras-chave: idosos, participação do paciente, Enfermagem, tecnologia educacional.

Author Biographies

Geisieli Maria Sgrignoli Dias, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR

Célia Maria Gomes Labegalini, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Docente da faculdad SMG/Alvorada da Associação Educacional São José

Marina Bennemann de Moura, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, Enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul de Maringá/PR.

Isabela Vanessa Tavares Cordeiro Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá/PR

Lí­gia Carreira, Universidade Estadual de Maringá

D.Sc., Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/PR

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

D.Sc., Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/PR

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Published

2018-11-23

Issue

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Original articles