Construção participativa de uma gerontotecnologia sobre acidente vascular cerebral
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i5.1184Resumen
Introdução: O envelhecimento populacional é um fato marcante neste século e impactou na organização social e dos serviços de saúde, necessitando de ampliação dos serviços prestados a este grupo etário especialmente no que se refere í educação e promoção da saúde. Objetivo: Descrever o processo contextualizado e participativo da construção de uma gerontotecnologia educativa na atenção básica sobre acidente vascular cerebral. Material e métodos: Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem qualitativa, elaborada a partir das demandas de idosos usuários de uma unidade básica de saúde. Foi construído um vídeo educativo validado por experts na área e por idosos. Resultados: Os resultados foram organizados em: a elaboração da gerontotecnologia educativa; a adequação por juízes; e roda de conversa e adequação pelos idosos participantes. A elaboração participativa e dialogada de uma gerontotecnologia auxilia no processo de ensino-aprendizagem dado seu potencial educativo, por pautar-se nas necessidades reais dos idosos. Conclusão: O percurso metodológico de construção e adequação da gerontotecnologia educativa na temática acidente vascular cerebral mostrou-se oportuna e possível para abordagem de idosos em sala de espera de unidades básicas de saúde.
Palavras-chave: idosos, participação do paciente, Enfermagem, tecnologia educacional.
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