Avaliação da disciplina de telenfermagem: uma estratégia de ensino a distância

Authors

  • Solange Cervinho Bicalho Godoy EEUFMG
  • Driely Suzy Soares Assis EEUFMG

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v13i1.2918

Abstract

Introdução: No Brasil, a Educação í  Distância (EAD) surge recentemente como uma ferramenta estratégica importante, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos alunos e profissionais, especialmente para prestar assistência í  saúde da comunidade urbana e rural. O Projeto de Telenfermagem é parte integrante do Programa Nacional de Telessaúde, promovido pelo Ministério da Saúde com o propósito de apoiar profissionais inseridos na Atenção Primária í  Saúde (APS) que utilizam a ferramenta da EAD. Objetivo: Avaliar a utilização das ferramentas do Projeto de Telenfermagem durante o desenvolvimento da disciplina Estágio Curricular I da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com 23 alunos, matriculados no segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012. Para a coleta de dados, utilizou-se formulário semiestruturado e os dados foram analisados por estatí­stica descritiva simples. Resultados: Evidenciaram a importância e o apoio que o projeto oferece ao aluno no processo de aprendizagem nos campos de estágio. Conclusão: A utilização das ferramentas do projeto foi positiva, pois possibilitou uma troca de experiência a partir da discussão teórica e prática entre docentes e discentes da
Universidade e os profissionais da APS.

Palavras-chave: educação em saúde, telenfermagem, educação í  distância, atenção primária a saúde.

Author Biographies

Solange Cervinho Bicalho Godoy, EEUFMG

Sub-coordenadora do projeto Telenfermagem/ EEUFMG/Programa Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde, Subcoordenadora do Projeto de Telenfermagem/PBH- HC-EEUFMG

Driely Suzy Soares Assis, EEUFMG

Aluna de graduação do curso de Enfermagem da Escola
de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e Bolsista de monitoria do Projeto de Telenfermagem/PROGRAD/
EEUFMG

Published

2014-02-10

Issue

Section

Original articles