Avaliação da disciplina de telenfermagem: uma estratégia de ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v13i1.2918Resumen
Introdução: No Brasil, a Educação í Distância (EAD) surge recentemente como uma ferramenta estratégica importante, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos alunos e profissionais, especialmente para prestar assistência í saúde da comunidade urbana e rural. O Projeto de Telenfermagem é parte integrante do Programa Nacional de Telessaúde, promovido pelo Ministério da Saúde com o propósito de apoiar profissionais inseridos na Atenção Primária í Saúde (APS) que utilizam a ferramenta da EAD. Objetivo: Avaliar a utilização das ferramentas do Projeto de Telenfermagem durante o desenvolvimento da disciplina Estágio Curricular I da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com 23 alunos, matriculados no segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012. Para a coleta de dados, utilizou-se formulário semiestruturado e os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Evidenciaram a importância e o apoio que o projeto oferece ao aluno no processo de aprendizagem nos campos de estágio. Conclusão: A utilização das ferramentas do projeto foi positiva, pois possibilitou uma troca de experiência a partir da discussão teórica e prática entre docentes e discentes da
Universidade e os profissionais da APS.
Palavras-chave: educação em saúde, telenfermagem, educação í distância, atenção primária a saúde.