Experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v15i6.720Abstract
Introdução: Para alcançar a autonomia intelectual e profissional dos alunos, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm com princípio o estímulo às práticas de estudos independentes. Assim, a informatização no processo de formação em enfermagem surge como um alicerce para um salto de qualidade da assistência, gerência e ensino, tornando cada fase do processo mais interativa e dinâmica. Objetivo: Identificar pesquisas e trabalhos que relatam experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem. Material e métodos: Estudo de revisão bibliográfica no qual se realizou a análise de conteúdo do assunto enfocado. As fontes de busca foram as bases de dados Lilacs, Pubmed e Google Acadêmico. Os termos utilizados na busca fazem parte do vocabulário Medical Subject Headings (MeSH): Educação em Enfermagem, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Informática em Enfermagem. Realizou-se o ordenamento e a análise da bibliografia científica, de modo a avaliar e discutir aspectos apresentados nos estudos com relação í temática, considerando a distribuição das publicações segundo o período de publicação, abordagens metodológicas utilizadas, foco dos estudos e, em cada publicação, o título, os objetivos e os resultados/conclusões. Resultados: Entre os estudos encontrados, 52% tratavam de Ambiente Virtual de Aprendizagem na graduação de enfermagem; 13% de utilização de Software como estratégias de educação; 6,5% de Educação a Distância na Enfermagem; 6,5% de Chat Educacional como ferramenta de ensino de Enfermagem; 6,5% eram relacionados às possibilidades e limitações da informática na educação; 6,5% sobre Ambiente Simulado e 6,5% sobre fórum de discussão online produzida no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Conclusão: A utilização de instrumentos computacionais no ensino de enfermagem pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais rico e servir como complemento ao ensino presencial, respeitando o saber de seus colegas, sendo criativo e crítico.
Palavras-chave: educação em enfermagem, tecnologia educacional, educação a distância, informática em enfermagem.
References
Prado C, Santiago LC, Silva JAM, Pereira IM, Leonello VmM, Otrenti E et al. Ambiente virtual de Aprendizagem no Ensino de Enfermagem relato de experiência. Rev Bras Enferm 2012;65(5):862-6.
Martins TYC, Ribeiro RC, Prado C. Transdisciplinaridade na educação à distância: um novo paradigma no ensino de Enfermagem. Rev Bras Enferm 2011;64(4):779-82.
Andrade Moreno FN, Cubas MR, Malucelli A, Silva CL. Recurso computacional auxiliar ao ensino do raciocÃnio Diagnóstico: intenções e valores identificados. Cogitare Enferm 2013;18(4):669-75.
Silva APSS, Pedro ENR. Autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de enfermagem: o chat educacional como ferramenta de ensino. Rev Latinoam Enferm 2010;18(2):08 telas.
Salvador ME, Sakumoto M, Marin HF. Uso do Moodle na Disciplina de Informática em Enfermagem. J Health Inform 2013;5(4):121-6.
Oliveira VG, Porrozzi R. Possibilidades e limitações da informática na educação. Rev Práxis 2009;1(1):51-4.
Costa PB, Prado C, Oliveira LFT, Peres HHC, Massarollo MCKB, Fernandes MFP et al. Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2011;45(Esp):1589-94.
Pai DD, Lautert L. Grupos de discussão virtual: uma proposta para o ensino em enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2007;41(3):518-25.
Tobase L, Guareschi APDF, Frias MAE, Prado C, Peres HHC. Recursos tecnológicos na educação em enfermagem. J Health Inform.2013;5(3):77-81.
Camacho ACLF. Análise das publicações nacionais sobre educação à distância na enfermagem. Rev Bras Enferm 2009;62(4):588-92.
Cogo ALP. Construção coletiva do conhecimento em ambiente virtual. [Tese]. Porto Alegre: Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2009.
Holanda VR, Pinheiro AKB, Fernandes AFC, Holanda ER, Souza MA, Santos SMJ. Análise da produção cientÃfica nacional sobre a utilização de tecnologias digitais na formação de enfermeiros. Rev Eletr Enf 2013;15(4):1068-77.
Alves EATD. Vivência e percepções de acadêmicos de enfermagem em fórum online [dissertação]. Porto Alegre: Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2013.
Sasso GTM, Souza ML. A simulação assistida por computador: a convergência no processo de educar-cuidar da enfermagem. Texto & Contexto Enferm 2006;15(2):231-9.
Tanaka RY, Catalan VM, Zemiack J, Pedro ENR, Cogo ALP, Silveira DT. Objeto educacional digital: avaliação da prática de ensino em enfermagem. Acta Paul Enferm 2010;23(5):603-7.
Goyatá SLT, Chaves ECL, Andrade MBT, Pereira RJS, Brito TRP. Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática. Acta Paul Enferm 2012;25(2):243-8.
Silveira DT, Catalan VM, Neutzlin AL, Martinato LHM. Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação. Rev Latinoam Enferm 2010;18(5).