Experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem

Autores/as

  • Elizangela Gianini Gonsalez FAMERP
  • Luciano Garcia Lourenção FURG

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v15i6.720

Resumen

Introdução: Para alcançar a autonomia intelectual e profissional dos alunos, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm com princí­pio o estí­mulo às práticas de estudos independentes. Assim, a informatização no processo de formação em enfermagem surge como um alicerce para um salto de qualidade da assistência, gerência e ensino, tornando cada fase do processo mais interativa e dinâmica. Objetivo: Identificar pesquisas e trabalhos que relatam experiências da utilização de instrumentos computacionais no ensino de graduação de enfermagem. Material e métodos: Estudo de revisão bibliográfica no qual se realizou a análise de conteúdo do assunto enfocado. As fontes de busca foram as bases de dados Lilacs, Pubmed e Google Acadêmico. Os termos utilizados na busca fazem parte do vocabulário Medical Subject Headings (MeSH): Educação em Enfermagem, Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Informática em Enfermagem. Realizou-se o ordenamento e a análise da bibliografia cientí­fica, de modo a avaliar e discutir aspectos apresentados nos estudos com relação í  temática, considerando a distribuição das publicações segundo o perí­odo de publicação, abordagens metodológicas utilizadas, foco dos estudos e, em cada publicação, o tí­tulo, os objetivos e os resultados/conclusões. Resultados: Entre os estudos encontrados, 52% tratavam de Ambiente Virtual de Aprendizagem na graduação de enfermagem; 13% de utilização de Software como estratégias de educação; 6,5% de Educação a Distância na Enfermagem; 6,5% de Chat Educacional como ferramenta de ensino de Enfermagem; 6,5% eram relacionados às possibilidades e limitações da informática na educação; 6,5% sobre Ambiente Simulado e 6,5% sobre fórum de discussão online produzida no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Conclusão: A utilização de instrumentos computacionais no ensino de enfermagem pode tornar o processo ensino-aprendizagem mais rico e servir como complemento ao ensino presencial, respeitando o saber de seus colegas, sendo criativo e crí­tico.

Palavras-chave: educação em enfermagem, tecnologia educacional, educação a distância, informática em enfermagem.

Biografía del autor/a

Elizangela Gianini Gonsalez, FAMERP

Fisioterapeuta e Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Docente na União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO)

Luciano Garcia Lourenção, FURG

D.Sc., Enfermeiro, Professor Titular-Livre, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (EEnf/FURG)

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Publicado

2016-12-26

Número

Sección

Artículos de revisión