Fatores que contribuem para a segurança e insegurança do graduando de enfermagem durante o estágio

Authors

  • Kaline Dellys dos Santos UMC
  • Marcio Antonio de Assis UMC

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i1.898

Abstract

O objetivo do estudo foi identificar os fatores responsáveis por gerar insegurança nos discentes do curso de enfermagem durante o primeiro estágio. Trata-se de uma investigação descritivo-exploratório com abordagem quantitativa realizada no curso de uma universidade particular. Trinta e nove discentes participaram do estudo respondendo a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, ao paciente e ao curso, e dentre os fatores mais evidenciados 69% apresentavam-se muito ansiosos frente í  espera para iní­cio das práticas, 67% apresentavam sentimento de ansiedade caracterizado por entrada em ambiente desconhecido e 42% sentimento de despreparo. Este estudo contribui para refletir sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a visão dos fatores que geram estresse bem como de meios para amenizá-los.

Palavras-chave: estágio clí­nico, ansiedade, fatores desencadeantes.

Author Biographies

Kaline Dellys dos Santos, UMC

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Marcio Antonio de Assis, UMC

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)  

References

Cremonese TS, Marques IR. Significados das primeiras experiências do estudante de enfermagem nos estágios clínicos. Rev Enferm UNISA 2011;12(2):94-9.

McEwen M, Wills EM. Bases teóricas para enfermagem. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. p.149.

Bonamann DMS, Cogo ALP. Primeira pratica curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online. Cienc Cuid Saude 2013;12(2):226-32.

Gervásio SMD, Kawaguchi LYA, Casalechi HL, Carvalho RA. Análise do estresse em acadêmicos de Enfermagem frente ao primeiro estágio da grade curricular. J Health Sci Int 2012;30(4):311-5.

Perbone JG, Carvalho EC. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com paciente. Rev Enferm 2011;64(2):343-7.

Carvalho MDB, Pelloso EASSV, Coimbra JAH. Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital. Rev Esc Enf USP 1999;33(2):200-6.

Silva RM, Silva ICM, Ravalia RA. Ensino de Enfermagem: Reflexões Sobre o Estágio Curricular Supervisionado. Práxis 2009;1(1).

Lima TC, Paixão FRC, Candido EC, Campos CJG, Ceolim MF. Estágio curricular supervisionado: analise da experiência discente. Rev Bras Enferm 2014;67(1):133-40.

Martinho J, Pires R, Carvalho JC, Pimenta G. Formação e desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em saúde mental e psiquiatria. Rev Port de Enferm de Saúde Mental 2014, Especial 1.

Tavares PEN, Santos SAM, Comassetto I, Santos RM, Santana VVRS. A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Rev Rene 2011;12(4):798-807.

Pedrosa ICF, Corrêa ACP, Mandú ENT. Influências da infraestrutura de centros de saúde nas práticas profissionais: percepções de enfermeiros. Cienc Cuid Saude 2011;10(1):058-065.

Moura ECC, Mesquita LFC. Estratégias de ensino-aprendizagem na percepção de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm 2010;63(5):793-8.

Published

2017-02-15

Issue

Section

Original articles