Fatores que contribuem para a segurança e insegurança do graduando de enfermagem durante o estágio

Autores/as

  • Kaline Dellys dos Santos UMC
  • Marcio Antonio de Assis UMC

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v16i1.898

Resumen

O objetivo do estudo foi identificar os fatores responsáveis por gerar insegurança nos discentes do curso de enfermagem durante o primeiro estágio. Trata-se de uma investigação descritivo-exploratório com abordagem quantitativa realizada no curso de uma universidade particular. Trinta e nove discentes participaram do estudo respondendo a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, ao paciente e ao curso, e dentre os fatores mais evidenciados 69% apresentavam-se muito ansiosos frente í  espera para iní­cio das práticas, 67% apresentavam sentimento de ansiedade caracterizado por entrada em ambiente desconhecido e 42% sentimento de despreparo. Este estudo contribui para refletir sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a visão dos fatores que geram estresse bem como de meios para amenizá-los.

Palavras-chave: estágio clí­nico, ansiedade, fatores desencadeantes.

Biografía del autor/a

Kaline Dellys dos Santos, UMC

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Marcio Antonio de Assis, UMC

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)  

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Publicado

2017-02-15

Número

Sección

Artículos originales