Fatores que contribuem para a segurança e insegurança do graduando de enfermagem durante o estágio
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v16i1.898Resumen
O objetivo do estudo foi identificar os fatores responsáveis por gerar insegurança nos discentes do curso de enfermagem durante o primeiro estágio. Trata-se de uma investigação descritivo-exploratório com abordagem quantitativa realizada no curso de uma universidade particular. Trinta e nove discentes participaram do estudo respondendo a um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram identificados sentimentos relacionados ao próprio estudante, ao paciente e ao curso, e dentre os fatores mais evidenciados 69% apresentavam-se muito ansiosos frente í espera para início das práticas, 67% apresentavam sentimento de ansiedade caracterizado por entrada em ambiente desconhecido e 42% sentimento de despreparo. Este estudo contribui para refletir sobre as práticas curriculares dos acadêmicos, proporcionando a visão dos fatores que geram estresse bem como de meios para amenizá-los.
Palavras-chave: estágio clínico, ansiedade, fatores desencadeantes.
Citas
Cremonese TS, Marques IR. Significados das primeiras experiências do estudante de enfermagem nos estágios clÃnicos. Rev Enferm UNISA 2011;12(2):94-9.
McEwen M, Wills EM. Bases teóricas para enfermagem. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. p.149.
Bonamann DMS, Cogo ALP. Primeira pratica curricular hospitalar de estudantes de enfermagem descrita em fórum online. Cienc Cuid Saude 2013;12(2):226-32.
Gervásio SMD, Kawaguchi LYA, Casalechi HL, Carvalho RA. Análise do estresse em acadêmicos de Enfermagem frente ao primeiro estágio da grade curricular. J Health Sci Int 2012;30(4):311-5.
Perbone JG, Carvalho EC. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com paciente. Rev Enferm 2011;64(2):343-7.
Carvalho MDB, Pelloso EASSV, Coimbra JAH. Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital. Rev Esc Enf USP 1999;33(2):200-6.
Silva RM, Silva ICM, Ravalia RA. Ensino de Enfermagem: Reflexões Sobre o Estágio Curricular Supervisionado. Práxis 2009;1(1).
Lima TC, Paixão FRC, Candido EC, Campos CJG, Ceolim MF. Estágio curricular supervisionado: analise da experiência discente. Rev Bras Enferm 2014;67(1):133-40.
Martinho J, Pires R, Carvalho JC, Pimenta G. Formação e desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem em contexto de ensino clÃnico em saúde mental e psiquiatria. Rev Port de Enferm de Saúde Mental 2014, Especial 1.
Tavares PEN, Santos SAM, Comassetto I, Santos RM, Santana VVRS. A vivência do ser enfermeiro e preceptor em um hospital escola: olhar fenomenológico. Rev Rene 2011;12(4):798-807.
Pedrosa ICF, Corrêa ACP, Mandú ENT. Influências da infraestrutura de centros de saúde nas práticas profissionais: percepções de enfermeiros. Cienc Cuid Saude 2011;10(1):058-065.
Moura ECC, Mesquita LFC. Estratégias de ensino-aprendizagem na percepção de graduandos de enfermagem. Rev Bras Enferm 2010;63(5):793-8.