A percepção de pais sobre a educação em saúde em um ambiente escolar amazônico
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v17i3.1046Resumen
Objetivo: Identificar as percepções de pais em relação í educação em saúde realizada pelos profissionais de saúde no ambiente escolar. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 15 pais em uma escola municipal em Belém/PA. O estudo teve aprovação ética nº 1.578.008 do Instituto de Ciências da Saúde/UFPA. Resultados: Dentre os resultados, os pais apontaram necessidade de orientação sobre saúde para si e família e valorizam profissionais de saúde no ambiente escolar, relataram sentimento de timidez e constrangimento quando conversam sobre sexualidade com os filhos, afirmaram que a educação em saúde no ambiente escolar modifica comportamentos da família. Conclusão: Após este estudo, foi possível compreender que a educação em saúde no ambiente escolar é eficaz para ensinar boas práticas para prevenção de doenças e para promover saúde. É necessário que as políticas de saúde na escola existentes sejam postas em prática assiduamente para que seja possível alcançar um bom resultado tanto para os estudantes como para suas famílias.
Palavras-chave: saúde escolar, enfermagem familiar, Enfermagem.
Citas
Queiroz TA, Carvalho FPB, Simpson CA; Barreto ELF, Fernandes ACL. FamÃlia: significado para os profissionais da estratégia de saúde da famÃlia. Rev Bras Promoç Saúde 2015;28(2):274-80.
Soratto J, Pires DEP, Dornelles S, Lorenzetti J. Estratégia Saúde da FamÃlia: Uma inovação tecnológica em saúde. Texto & Contexto Enferm 2015;24(2):584-92.
Santiago LM, Rodrigues MTP, Oliveira Junior AD, Moreira TMM. Implantação do Programa Saúde na Escola em Fortaleza-CE: atuação de equipe da Estratégia Saúde da FamÃlia. Rev Bras Enferm 2012; 65(6):1026-9.
Schmitt ACAN, Costenaro RGS, Rangel RF, Ferreira CLL, Lacerda MR. Mudanças no comportamento e desenvolvimento do escolar a partir do cuidado à famÃlia. Rev Bras Enferm 2013;66(5):682-7.
Alvarenga WA, Silva MDEC, Silva SS, Barbosa LDCS. Ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros na escola: percepção de pais. Rev Min Enferm 2012;16(4): 522-7.
Pesce L, Abreu CBM. Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princÃpios norteadores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade 2013; 22(40):19-29.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3 ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 2014.
Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis (Rio J) 2015;25(4):1207-27.
Leite PNB. Qualidade de vida e promoção da saúde. Interface Saúde 2013;(7)20.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. BrasÃlia: Ministério da Saúde; 2009.
Gonçalves RC, Faleiro JH, Malafaia G. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos 2013;29(5): 251- 263.
Foucault M. A história da sexualidade I: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra; 2011.