A percepção de pais sobre a educação em saúde em um ambiente escolar amazônico

Autores/as

  • Thaí­s Cristina Flexa Souza UFPA
  • Jacira Nunes Carvalho UFPA

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i3.1046

Resumen

Objetivo: Identificar as percepções de pais em relação í  educação em saúde realizada pelos profissionais de saúde no ambiente escolar. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 15 pais em uma escola municipal em Belém/PA. O estudo teve aprovação ética nº 1.578.008 do Instituto de Ciências da Saúde/UFPA. Resultados: Dentre os resultados, os pais apontaram necessidade de orientação sobre saúde para si e famí­lia e valorizam profissionais de saúde no ambiente escolar, relataram sentimento de timidez e constrangimento quando conversam sobre sexualidade com os filhos, afirmaram que a educação em saúde no ambiente escolar modifica comportamentos da famí­lia. Conclusão: Após este estudo, foi possí­vel compreender que a educação em saúde no ambiente escolar é eficaz para ensinar boas práticas para prevenção de doenças e para promover saúde. É necessário que as polí­ticas de saúde na escola existentes sejam postas em prática assiduamente para que seja possí­vel alcançar um bom resultado tanto para os estudantes como para suas famí­lias.

Palavras-chave: saúde escolar, enfermagem familiar, Enfermagem.

Biografía del autor/a

Thaí­s Cristina Flexa Souza, UFPA

Enfermeira, Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF/ICS/UFPA), Membro do Grupo de Pesquisa EPOTENA

Jacira Nunes Carvalho, UFPA

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Lí­der do Grupo de Pesquisa EPOTENA  

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Publicado

2018-07-16

Número

Sección

Artículos originales