A percepção de pais sobre a educação em saúde em um ambiente escolar amazônico

Autores

  • Thaí­s Cristina Flexa Souza UFPA
  • Jacira Nunes Carvalho UFPA

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v17i3.1046

Resumo

Objetivo: Identificar as percepções de pais em relação í  educação em saúde realizada pelos profissionais de saúde no ambiente escolar. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 15 pais em uma escola municipal em Belém/PA. O estudo teve aprovação ética nº 1.578.008 do Instituto de Ciências da Saúde/UFPA. Resultados: Dentre os resultados, os pais apontaram necessidade de orientação sobre saúde para si e famí­lia e valorizam profissionais de saúde no ambiente escolar, relataram sentimento de timidez e constrangimento quando conversam sobre sexualidade com os filhos, afirmaram que a educação em saúde no ambiente escolar modifica comportamentos da famí­lia. Conclusão: Após este estudo, foi possí­vel compreender que a educação em saúde no ambiente escolar é eficaz para ensinar boas práticas para prevenção de doenças e para promover saúde. É necessário que as polí­ticas de saúde na escola existentes sejam postas em prática assiduamente para que seja possí­vel alcançar um bom resultado tanto para os estudantes como para suas famí­lias.

Palavras-chave: saúde escolar, enfermagem familiar, Enfermagem.

Biografia do Autor

Thaí­s Cristina Flexa Souza, UFPA

Enfermeira, Discente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (PPGENF/ICS/UFPA), Membro do Grupo de Pesquisa EPOTENA

Jacira Nunes Carvalho, UFPA

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Lí­der do Grupo de Pesquisa EPOTENA  

Referências

Queiroz TA, Carvalho FPB, Simpson CA; Barreto ELF, Fernandes ACL. Família: significado para os profissionais da estratégia de saúde da família. Rev Bras Promoç Saúde 2015;28(2):274-80.

Soratto J, Pires DEP, Dornelles S, Lorenzetti J. Estratégia Saúde da Família: Uma inovação tecnológica em saúde. Texto & Contexto Enferm 2015;24(2):584-92.

Santiago LM, Rodrigues MTP, Oliveira Junior AD, Moreira TMM. Implantação do Programa Saúde na Escola em Fortaleza-CE: atuação de equipe da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Enferm 2012; 65(6):1026-9.

Schmitt ACAN, Costenaro RGS, Rangel RF, Ferreira CLL, Lacerda MR. Mudanças no comportamento e desenvolvimento do escolar a partir do cuidado à família. Rev Bras Enferm 2013;66(5):682-7.

Alvarenga WA, Silva MDEC, Silva SS, Barbosa LDCS. Ações de educação em saúde realizadas por enfermeiros na escola: percepção de pais. Rev Min Enferm 2012;16(4): 522-7.

Pesce L, Abreu CBM. Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade 2013; 22(40):19-29.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3 ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 2014.

Carvalho FFB. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis (Rio J) 2015;25(4):1207-27.

Leite PNB. Qualidade de vida e promoção da saúde. Interface Saúde 2013;(7)20.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

Gonçalves RC, Faleiro JH, Malafaia G. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos 2013;29(5): 251- 263.

Foucault M. A história da sexualidade I: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Edição

Seção

Artigos originais